Ter?a-feira, 11 de novembro de 2008, atualizada ?s 12h30

Nova elei??o no Concult devido a empate para escolha de titulares e suplentes em quatro categorias do Conselho

Marinella Souza
*Colabora??o

Na pr?xima quinta-feira, 13 de novembro, uma nova elei??o vai ser realizada para escolher titulares e suplentes de quatro categorias do Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora (Concult).

As categorias empatadas s?o: Artes C?nicas; Literatura; Cultura Popular e Entidade Privada. Figurando entre uma das empatadas est? a Associa??o dos Artistas de Juiz de Fora (Associarte), o presidente da entidade, Marcos Marchiori , explica que ficou dif?cil articular para eleger uma entidade.

A elei??o j? havia acontecido no ?ltimo s?bado, 08 de novembro. Na ocasi?o foram eleitos titulares e suplentes das seguintes categorias: M?sica; Etnias; Patrim?nio Material e Imaterial; Artes Pl?sticas e Carnaval. Como as outras quatro categorias empatara, ? necess?rio uma nova vota??o para que haja o desempate, segundo a legisla??o.

No caso de novo empate, uma das respons?veis pela secretaria executiva do Concult, Adriana Abrantes, explica que entra quem comprovar maior tempo de a?es culturais. "E se ainda assim o empate persistir, ? realizado um sorteio p?blico para a escolha dos representantes. Mas eu acredito que n?o vamos chegar a esse ponto. S? com a nova vota??o j? vamos conseguir os representantes das categorias que est?o faltando", acredita.

Marchiori considera a possibilidade de um acordo entre as institui?es que est?o pleiteando a vaga para que alguma delas abra m?o em prol da outra para facilitar o processo eletivo. "N?o importa quem vai entrar, desde que seja uma institui??o s?ria, comprometida com a cultura e aberta ao di?logo democr?tico", diz.

Adriana concorda com Marchiori. "O Concult tem muitas fun?es, mas a mais importante delas, a meu ver, ? o seu car?ter deliberativo que permite interfer?ncia na ?rea cultural. As id?ias passam a ser pensadas de forma conjunta e a gente espera que os eleitos venham somar, trazer suas experi?ncias profissionais para montar projetos e a?es junto com a Funalfa", declara.

Conhe?a os nomes dos candidatos:
  • Artes C?nicas: Guy Schmidt e Sandra Em?lia Barcelos
  • Literatura: Anapaula G. Madeira e Jorge Sanglard/
  • Cultura Popular: Anna Maria Monteiro Amadeu e R?gis da Vila
  • Entidade Privada: Associa??o dos Artistas de Juiz de Fora (Associarte), Associa??o de Produtores de Artes C?nicas de Juiz de Fora (Apac-JF) e Programa de Estudos e Revitaliza??o da Mem?ria Arquitet?nica e Art?stica (Permear)

Em virtude do empate tamb?m para o ocupante da cadeira de segundo suplente para a categoria Entidade Privada, ser? realizada uma nova escolha entre as entidades Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva e Centro de Forma??o da Crian?a e do Adolescente (Cenfor), entidades que ficaram em segundo lugar na primeira vota??o.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF