Quinta-feira, 27 de novembro de 2008, atualizada às 10h20

Encontro prevê criação de associação nipônico-brasileira e valorização da cultura japonesa em Juiz de Fora

Marinella Souza
*Colaboração

Acontece no próximo domingo, 30 de novembro, o II Encontro da Comunidade Japonesa em Juiz de Fora. O objetivo do evento é delinear os cargos da diretoria da Associação Nipônico- Brasileira. Segundo um dos organizadores, Marcelo Borges Vieira, essas resoluções deveriam ter acontecido no primeiro encontro, em julho de 2008.

"Naquele primeiro encontro queríamos criar a Associação, mas isso acabou não acontecendo. Tivemos uma reunião de confraternização entre as famílias japonesas. Dessa vez vamos confraternizar e decidir essas questões. Só não sabemos ainda se vai haver uma votação ou se vamos escolher alguém para apoiar para a presidência", diz.

Vieira conta que, embora não tenha cumprido a proposta inicial, o primeiro encontro teve um resultado muito positivo. "Foi fantástico, as pessoas não sabiam que era tão grande o número de famílias japonesas na cidade. Isso foi muito importante para mostrar para a comunidade japonesa que a Associação é possível em Juiz de Fora", argumenta.

O II Encontro vai promover um movimento de preservação da cultura japonesa. Das 10 h até às 15 h, os japoneses e/ou descendentes que forem ao Colégio Militar vão assistir a apresentações de arte japonesa e desfrutar da culinária nipônica presente nos pratos que eles mesmos levarão para o evento.

"À princípio o Encontro está aberto apenas para a comunidade japonesa e nós não estamos cobrando nenhuma taxa. Pedimos que as pessoas levem um prato de comida japonesa e um refrigerante", comenta Marcelo. Segundo o organizador, mais ou menos 200 pessoas já estão confirmadas.

Além da criação da Associação Nipônico-brasileira, o II Encontro da Comunidade Japonesa em Juiz de Fora pretende "fortalecer os laços entre as famílias e a cultura japonesas na cidade e trazer a expressão dessa comunidade aberta ao público", ressalta.

*Marinella Souza é estudante de Comunicação Social na UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.