Segunda-feira, 22 de outubro de 2007, atualizada ?s 17h34

Procon/JF alerta consumidores para que analisem contratos de empr?stimo antes de assinarem e fa?am os c?lculos


S?lvia Zoche
Subeditora

A Ag?ncia de Prote??o e Defesa do Consumidor (Procon/JF) orienta a popula??o para que fique atenta antes de fazer um empr?stimo, principalmente os consignados - aqueles que descontam direto na folha de pagamento.

Segundo a advogada do Procon Cl?udia Lazzarini, a maior parte das pessoas que chegam com problemas de d?vidas de empr?stimo s?o as pessoas mais idosas ou com menor grau de instru??o. "? que alvo dos consignados s?o os aposentados e pensionistas e, muitas vezes, o idoso faz empr?stimo comprometendo mais de 30% de sua renda, n?o pesquisa a taxa de juros dos bancos, das financeiras".

Al?m disso, os idosos pede o empr?stimo para algu?m da fam?lia. "O que pode gerar um problema social, por n?o pagarem as parcelas e quem fica com a d?vida ? o idoso", lembra Cl?udia.

A orienta??o ? s? fazer empr?stimo em ?ltimo caso, realmente quando necess?rio. No Procon existe um setor de c?lculos. ? s? levar o contrato na ag?ncia do Procon (Avenida Independ?ncia, 992), mas sem assin?-lo, para analisar se voc? ter? condi?es de quitar a d?vida de acordo com a sua renda, se existem bancos com taxas menores, se existe outra possibilidade em vez de fazer um empr?stimo. "O contrato tem que estar claro, preciso e ostensivo. O consumidor tem que compreender o que est? escrito e ter todas as informa?es atrav?s dele", enfatiza a advogada.

No caso de pessoas j? inadimplentes, o Procon alerta que a cobran?a de d?bitos n?o pode ser abusiva, ou seja, o consumidor n?o pode sofrer qualquer tipo de constrangimento ou amea?a, segundo o C?digo de Defesa do Consumidor (CDC), artigo 42. Se isto acontecer, o inadimplente pode acionar o Procon para que tome as provid?ncias, que varia de caso para caso.