Vida de Bezerra de Menezes ? sucesso no Brasil Filme que narra a hist?ria do humanista e divulga o cinema transcendental atrai multid?es e provoca surpresa em alguns cr?ticos

Priscila Magalh?es
Rep?rter
17/09/2008

Um filme sem cenas de viol?ncia, sexo, trai??o, corrup??o e pobreza. Uma produ??o que mostra o amor ao pr?ximo, incentivando a consci?ncia ?tica e moral. Assim ? Bezerra de Menezes - o Di?rio de Um Esp?rito, que conta a hist?ria do humanista desde o seu nascimento, em 1831, at? sua morte, em 1900.

O filme foi idealizado e realizado pela Associa??o Esta??o da Luz, uma ONG que difunde a cultura de paz e realiza projetos sociais em Eus?bio, no Cear?. Ele foi dirigido por Glauber Rocha Filho e Joel Pimentel, estreantes na produ??o de longa-metragem, assim como os diretores e volunt?rios da ONG. Os atores Carlos Vereza, L?cio Mauro, Caio Blat e Ana Rosa d?o vida aos personagens, nas grava?es que se passaram no Cear?, Pernanbuco e Rio de Janeiro.

Pelo estilo transcendental, o filme foge dos padr?es do cinema e, talvez por isso, tenha surpreendido alguns cr?ticos quanto ? bilheteria alcan?ada em quase tr?s semanas de exibi??o. O longa entrou em cartaz no dia 29 de agosto, quando Bezerra de Menezes completaria 177 anos. De l? para c? cerca de 250 mil pessoas j? devem ter assistido ao filme, segundo um dos diretores da ONG, Marcos Morais.

Apesar da surpresa de alguns, ele garante que n?o se sente surpreso. "Trabalhamos para isso. Primeiro, muitos fizeram de conta que n?o est?vamos ali, pois n?o havia ningu?m conhecido na produ??o. Agora, est?o nos dando aten??o".

Foto do filme Bezerra de Menezes O objetivo do filme ? mostrar ao p?blico que vale a pena dar mais aten??o ao pr?ximo, reacendendo a consci?ncia ?tica e moral na sociedade, que, segundo Morais, estavam se apagando. "Hoje h? mais import?ncia para o ter do que para o ser. Queremos inverter isso", ressalta. Para ele, Bezerra de Menezes ? o melhor exemplo, j? que foi um dos maiores humanistas da hist?ria do Brasil. "Ele foi pol?tico, m?dico, abolicionista, esp?rita e ecologista. No s?culo XIX j? deixou a mensagem e o alerta sobre a preserva??o do meio ambiente e a import?ncia da sustentabilidade", completa ele.

Al?m disso, Bezerra era conhecido como o "M?dico dos Pobres", t?tulo que obteve da popula??o com poder aquisitivo mais baixo, gra?as ? sua devo??o pelas causas sociais. "Ele nunca deixou de atender quem batesse ? sua porta", diz Morais. E a volunt?ria da ONG C?lia Diniz exemplifica com um treho do filme.

"Enquanto seu pr?prio filho estava doente, com febre, ele saui de casa para atender ao chamado de uma senhora desesperada cuja filha estava muito doente", conta. E completa. "Ele saiu de casa dizendo que Deus cuidaria de sua fam?lia, mas que ele n?o poderia deixar de atender quem precisava".

Apesar de fugir dos padr?es, o objetivo tra?ado para o longa ? o que tem levado tantas pessoas aos cinemas, segundo C?lia. Os brasileiros n?o querem conviver com a viol?ncia urbana em seus momentos de lazer. "As pessoas est?o cansadas. O que elas procuram ? a espiritualidade, elas querem encontrar Deus dentro delas mesmas". Para ela,

Apesar de retratar a vida de um esp?rita, Morais garante que ele n?o tem inten??o doutrin?ria. E C?lia completa, dizendo que esta ? uma tend?ncia no cinema. "A grande m?dia est? trazendo a quest?o da espiritualidade sem compromisso com a cren?a religiosa. O filme traz a mensagem de paz, sem ferir os princ?pios religiosos de ningu?m".

At? que tudo ficasse pronto

Foto do filme Bezerra de Menezes Foram dois anos de trabalho at? que a estr?ia acontecesse no final de agosto. A roteiriza??o, figurino, escolha do elenco e cen?rio tomaram cerca de 80% deste tempo. Sobre a escolhe de Vereza para o papel principal, C?lia diz que foi uma decis?o muito acertada pelo fato de o ator ter o tipo fisico, a voz meiga, o temperamento e a postura muito parecidos com o que dizem de Bezerra de Menezes. "A experi?ncia dele tamb?m nos ajudou com o restante do elenco, pois ele convidou os outros a participar".

Entre as dificuldades, a financeira est? em primeiro lugar. Todo o filme foi produzido com aa verba da pr?pria ONG. "Foi tudo na ra?a para que a gente transformasse sonho em realidade".

Antes que a vers?o final ficasse pronta, uma primeira foi exibida no Congresso Internacional Esp?rita, na Col?mbia. Ele aliava o drama com document?rio e n?o foi muito bem recebido pelo p?blico. Ent?o, as altera?es foram feitas. Os depoimentos foram retirados e somente o drama se manteve. "Isso gerou mais custos e gastamos mais tempo".

Entretanto, as dificuldades n?o desmotivaram a equipe. "A repercuss?o est? t?o favor?vel e, msmo se n?o tivermos retorno financeiro, queremos investir em mais produ?es como esta", afirma Morais.

Bezerra de Menezes - o Di?rio de Um Esp?rito chega a Juiz de Fora nesta sexta-feira, 19 de setembro.