Terça-feira, 30 de junho de 2009, atualizada às 19h

Museu Ferroviário oferece colônia de férias cultural

Da Redação

Com o objetivo de divulgar o acervo do Museu Ferroviário e despertar a consciência da preservação do patrimônio histórico e cultural de Juiz de Fora, a Funalfa promove a Oficina de Arte Dinâmica do Trem Bão. A proposta é oferecer atividades artísticas e lúdicas no período de férias escolares para crianças na faixa dos 6 aos 10 anos, com entrada franca.

Serão oferecidas 25 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (32) 3690-7055. Os participantes vão conhecer o acervo do Museu Ferroviário, por meio de visitas guiadas, e participar de atividades como teatro de sombras, leitura de livros, produção de desenhos, cinema, pintura, reciclagem de sucatas e colagem. A programação será desenvolvida nas dependências do Museu Ferroviário (avenida Brasil 2001 – Centro), nos dias 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15 e 16 de julho, sempre das 14h às 16h.

Programação

  •  7/7 (terça-feira) - 1º encontro

Tema: Acervo do Museu Ferroviário
Atividades: apresentação dos alunos, credenciamento, teatro de sombra, visita guiada ao acervo, recreação e merenda.

  • 8/7 (quarta-feira) - 2º encontro

Tema: Coleção e Memória
Atividades: leitura do livro Aventura no fundo da gaveta, de José Carlos Barbosa de Aragão, exercício de caça-palavras e cruzadinhas, produção de desenhos, recreação e merenda.

  • 9/7 (quinta-feira) - 3º encontro

Tema: Trem
Atividades: exposição dos desenhos produzidos no dia anterior, filme Expresso Polar, debate sobre o filme, recreação e merenda.

  • 10/7 (sexta-feira) - 4º encontro

Tema: Ferrovia e Industrialização
Atividades: palestra Ferrovia e Industrialização, passeio na Praça da Estação com registros fotográficos, recreação e merenda.

  • 13/7 (segunda-feira) - 5º encontro

Tema: Patrimônio
Atividades: mostra de fotos do Circuito Ferrovia e Industrialização, oficina de pintura, baseada nas fotos, recreação e merenda.


  • 14/7 (terça-feira) - 6º encontro

Tema: No tempo da maria-fumaça
Atividades: filme Galinha ao molho pardo, baseado no conto de Fernando Sabino, oficina de colagem, utilizando como suporte as imagens do filme, recreação e merenda.
  • 15/7 (quarta-feira) - 7º encontro

Tema: Acervo
Atividades: oficina de reciclagem (utilização de sucatas), baseada no acervo do Museu Ferroviário, recreação e merenda.

  • 16/7 (quinta-feira) - 8º encontro

Tema: Encerramento
Atividades: exposição dos trabalhos produzidos durante a oficina, recreação e merenda.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes