Quarta-feira, 1º de julho de 2009, atualizada às 17h30

Livro resgata a história do Governo Itamar

Marinella Souza
Repórter

Período político pouco badalado, o biênio em que o juizforano Itamar Franco esteve à Presidência da República é o mote da assistente social Denise Paiva para o desenvolvimento do livro Era Outra História - Política Social do Governo Itamar Franco.

Denise participou intensamente da trajetória do ex-presidente e pretende preencher uma lacuna na história nacional ao narrar essa história que, segundo ela, é pouco estudada. "Esse foi um momento muito rico e muito fecundo da história política do país que não tem muitas análises políticas nem estudos acadêmicos", justifica.

Para escrever o livro, Denise não quis basear-se apenas na análise dos documentos da época e em suas memórias pessoais, seu objetivo era resgatar essa história através de relatos de representantes do Estado e da sociedade àquela época.

Para Walter Barelli, que foi Ministro do Trabalho durante o Governo Itamar, o livro é só o início. "Denise começa a retratar o que foi heróico no período de 1992 a 1994", comemora. Barelli é um dos convidados da autora para escrever um dos capítulos de "Era Outra Hisória..." e acredita que o governo Itamar ficou muito à sombra de seus antecessores e sucessores.

"Ele era vice de um presidente deposto e isso é muito complicado, mas não se passa da ditadura e do autoritarismo para um governo democrático sem alguém que faça essa transição e Itamar foi esse alguém", diz.

Denise garante que mais do que um resgate histórico, o livro é um compromisso com o futuro, porque grandes lições foram passadas por tal período. "Nessa época houve um avanço político muito grande e também no que se refere à política social, visto que Itamar alterou a ordem social e deu condições econômicas para que o plano real se consolidasse", recorda.

Era outra história - política social do Governo Itamar Franco será lançado nesta quarta-feira, às 19h, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (MAMM), e contará com a participação do ex-presidente Itamar Franco, do ex-ministro Walter Barelli, além de vários outros ex-ministros e personalidades.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes