Max Klim Max Klim 20/12/2012

2012: O armagedon que virou negócio

2012"O Armageddon degenerará todos os povos do mundo desde a sua criação e, no dia do décimo terceiro e último b'ak'tun (21 de dezembro de 2012), o universo será aniquilado".

Embaladas pelas teorias catastróficas do fim do mundo, a descoberta e interpretação do calendário maia encontrado em uma estela na tumba de Pacal, em Palenque, no México, deu curso, nos últimos anos, a diversas teorias sobre o fim do mundo, quase todas rigorosamente desmentidas por cientistas e estudiosos.
O filme catástrofe "2012" - que já levou às telas no Brasil milhões de pessoas - reacendeu o debate sobre essas previsões, agora fundamentadas em uma possível predição astrológica contida no Popol Vuh, um dos poucos livros que restaram da civilização caribenha. Nele, é profetizado o fim do mundo para o começo do décimo quarto bak' tun, que se dará em 21 de dezembro de 2012.

No calendário maia, os períodos longos de 5.125 anos são chamados bak´tun e o fim e início de cada um deles era previsto época de fenômenos e coisas surpreendentes. Depois de devidamente afastadas as hipóteses com base científica, os arautos do armagedon "descobriram" que no dia 21 de dezembro de 2012 haverá um inusitado posicionamento solar e celeste que só ocorre a cada 25 mil anos, aproximadamente. Para os defensores da tese do fim do mundo em 2012, este seria o indicativo da chegada do cataclismo previsto em Palenque, transferindo, assim, para a astrologia a base de suas elucubrações sobre o destino da espécie humana e do próprio planeta.

Aparentemente, usando número próximo ao da precessão - movimento astronômico que compreende o curso da terra em torno do próprio eixo e que demora 25.920 anos -, os arautos da extinção da humanidade garantem que haverá naquela data um fenômeno catastrófico que colocará um fim na humanidade. Fenômeno provocado por um "incomum alinhamento planetário" ou um ainda inexplicado "alinhamento do sol com o centro da Via Láctea".

Em todas essas previsões são utilizados elementos que, levados mais a sério, não têm qualquer significado real ou prático. Dar-se a uma posição astrológica a razão para o fim do mundo em 21 de dezembro de 2012 é a mais nova fantasia em torno desse mito. A data escolhida se refere ao solstício de inverno no hemisfério norte e entrada do Sol em Capricórnio e será uma sexta feira. Nesse dia, são as seguintes as posições planetárias válidas para cálculo nas coordenadas de Palenque, no México, onde, se afirma, foram feitas tais previsões dos maias:

  • Sol em 0 graus e 15 minutos de Capricórnio;
  • Lua em 17 graus e 12 minutos de Áries;
  • Mercúrio em 15 graus e 4 minutos de Sagitário;
  • Vênus em 6 graus e 54 minutos de Sagitário;
  • Marte em 26 graus e 37 minutos de Capricórnio;
  • Júpiter retrógrado em 8 graus e 52 minutos de Gêmeos;
  • Saturno em 8 graus e 41 minutos de Escorpião;
  • Urano em 4 graus e 39 minutos de Áries;
  • Netuno em 0 graus e 49 minutos de Peixes;
  • Plutão em 8 graus e 0 minutos de Capricórnio.

Calendário maia

Uma simples análise do mapa astral do dia mostra que nada hCalendário Maiaá de diferente para a ocasião. A Lua estará em sua fase crescente e transitando por Áries. Todos os demais planetas cumprem trajetórias normais, sem qualquer alinhamento diferente com a visão a partir da península de Yucatán, exceto uma oposição entre Vênus e Júpiter, comum em várias épocas do ano.

Até mesmo a forte concentração de planetas e de nossos dois luminares – Sol e Lua – no Levante Oriental (lado esquerdo) do mapa não aponta posição incomum. Ao contrário, ela nos guia para um dia em que o livre arbítrio das pessoas será bastante ampliado.

Este é o mapa do dia 21 de dezembro de 2012, às 12h, em Palenque, no México:

Calendário

Alguns sites apontam mudanças importantes para a humanidade, embora nada exista de indicativo nos cálculos, tanto da astrologia quanto de sua filha-científica, a astronomia. Diz a Wikipédia que “o fenômeno de 2012 é um conjunto de crenças e teorias postulando que eventos catastróficos ou de transformação podem ocorrer no ano de 2012. A previsão é baseada principalmente no que se diz ser a data final do Calendário de Contagem Longa Mesoamericano, que possui ciclos de 5.125 anos e encerra-se no dia 21 ou 23 de dezembro de 2012.”

Assim, mais uma vez na história humana, dados corretos sobre um calendário – no caso o do povo maia – servem para o comércio e para alguns poucos ganharem em torno do medo coletivo do fim do mundo que, na visão da astrologia, tanto pode estar no desvio inesperado de um dos asteroides perdidos no Cinturão de Kuiper ou até mesmo na insanidade do próprio homem que pode, ao apertar de botões, jogar-nos num inverno atômico final. 

Efemérides dezembro de 2012
Cidade: Palenque - MX
Fuso: 05w00 / Latitude: 17n31 / Longitude: 091w58


Max Klim é astrólogo

ACESSA.com - 2012: O armagedon que virou neg?cio