Exposição destaca riqueza mineral na Região das Geraes

Por

Exposi??o destaca riqueza mineral na Regi?o das Geraes
Segunda-feira, 3 de novembro de 2014, atualizada às 17h45

Exposição destaca riqueza mineral na Região das Geraes

Eduardo Maia
Repórter

Uma exposição que propõe o resgate histórico da diversidade mineral da "Região das Geraes", que abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Mato Grosso será aberta nesta terça-feira, 4 de novembro, no Espaço Cultural dos Correios.

De acordo com o idealizador Luiz Celso Ramos, a proposta da exposição é estabelecer uma ponte entre a mineralogia e a história, a partir dos relatos que envolvem os processos de descoberta de ouro, pedras preciosas e fósseis no Brasil.

"Toda essa área das geraes é muito diversa, geologicamente e mineralmente. O ouro e outras pedras preciosas demoraram a ser descobertos no Brasil porque os índios brasileiros não tinham acesso. Aqui nós mostramos não só minerais, mas também os fósseis e os processos de descoberta", explica.

Os visitantes poderão conferir cristais de quartzo, entre eles o fumê, cristal ametista, cristal de topázio, nióbio, esmeraldas, turmalinas, rubelita, entre outras. Além das pedras é possível fazer uma viagem pela história do Brasil colônia e imperial a partir dos paineis, maquetes e elementos que compõe a cultura da extração mineral. As peças são oriundas do Museu de Ciências da Terra e Museu Histórico Nacional, ambos do Rio de Janeiro e também do Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora.

A exposição busca aguçar os sentidos dos visitantes, inclusive permitindo tocar a maioria das peças. "É uma mostra sobre a cultura, história. A gente não está mostrando obras de arte. Todo mundo quer ir à uma joalheria comprar um ametista ou uma água marinha, mas não sabe de onde veio e nem porque Minas tem tanto. E isso é pra ser tocado por quem vier à exposição. Poucas pedras não são pra ser tocadas. Dá uma sensação tátil que pereniza a exposição", sugere o idealizador.

A visitação é livre para todas as idades e pode ser realizada de segunda à sexta, das 10 às 18h e aos sábados de 10 às 14h. O Espaço Cultural Correios Juiz de Fora fica na rua Marechal Deodoro, 470, no Centro. A entrada é franca.