Cursos privados de Direito em JF devem investir em tradição acadêmicaOAB juiz-forana acredita que faculdades particulares da cidade estão caminhando para reconhecimento da instituição. JF é polo do ensino de Direito

Da Redação
29/11/2011
Ilustração

Sete instituições particulares de Juiz de Fora oferecem cursos superiores de graduação em Direito. Dessas, somente uma delas, o Instituto Vianna Júnior, conquistou, ao lado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Selo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) 2011, que condecora as 90 melhores faculdades de Direito do país.

Segundo o presidente da subseção Juiz de Fora da OAB, Wagner Parrot, para alcançar o reconhecimento da instituição, os cursos privados de Direito da cidade devem investir em tradição acadêmica. "Há todo um processo, até histórico, que vai se construindo com o academicismo. A história também faz parte do ensino jurídico. Conforme os professores e pesquisadores vão construindo um vínculo com as faculdades, desenvolvendo seus trabalhos e pesquisas, a instituição tende a aprimorar seu ensino."

Parrot acredita que Juiz de Fora pode ser considerada um polo do ensino de Direito, com ou sem o carimbo do Selo OAB em todas suas instituições. "Pelo número de faculdades e pelo número de alunos, já somos um polo. Temos visto seminários, cursos de pós-graduação, movimentos na esfera do ensino jurídico ocorrendo na cidade e isso é muito bom. A busca agora é para que Juiz de Fora seja um polo de excelência do ensino jurídico. As faculdades estão caminhando para isso. Em breve teremos mais instituições particulares inseridas no selo.

O Selo OAB é um compilado de avaliações pelas quais passam os diversos cursos de Direito no Brasil. Na edição 2011, foram considerados resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2009 e dos últimos exames da OAB. Foram utilizadas informações de 1.210 cursos de ensino superior, que resultaram na escolha das 90 melhores faculdades de Direito. Deste total, 28 cursos são particulares.

Performance é resultado de trabalho em longo prazo

Na opinião de Parrot, a presença do Instituto Vianna Júnior na lista é retrato de um trabalho desenvolvido em longo prazo. "Foi um trabalho construído ao longo dos anos. Desde que eu era estudante, acompanho o desenvolvimento do Vianna, a grande intervenção que sofreu pelo Ministério da Educação e a mudança radical nos rumos da faculdade, algo que foi levado muito a sério."

O diretor-geral das Faculdades Integradas Vianna Júnior, José Augusto Sales de Carvalho, afirma que a instituição recebeu a notícia da conquista do selo com alegria. "É fruto de um trabalho que vem sendo feito há muito tempo. Já é o quarto ano em que participamos e, desta vez, ficamos entre os 90 melhores do país, os 11 melhores do estado e a única instituição privada de Juiz de Fora. Desenvolvemos um trabalho que envolve toda a comunidade acadêmica, professores e alunos, mostrando a todos que o Selo da OAB tem uma importância no campo profissional."

Carvalho afirma que a tradição tem peso para o reconhecimento da instituição. "É o peso da sustentabilidade de uma faculdade local e manter essa performance fortalece nosso ensino. Desde a parte estrutural, secretaria, biblioteca a professores desenvolvendo seus conhecimentos em programas de mestrado, tudo favorece nossa instituição. A intenção é melhorar essa performance, ano a ano, mês a mês, dia a dia. O ensino de Direito muda constantemente, ainda mais com os processos de comunicação eletrônica, que difundem as informações de forma mais rápida. Nossa busca é acompanhar essas mudanças e manter nossa qualidade."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken