Premiação do CCJF tem novidades em sua oitava ediçãoCerimônia será transmitida ao vivo pelo Portal ACESSA.com e universitários poderão disputar uma categoria específica. Inscrições começam no dia 4 de maio

Pablo Cordeiro
*Colaboração
30/4/2010

"Falar é fácil..." Com um conceito simples e ao mesmo tempo aberto a inúmeras interpretações, o Clube de Criação de Juiz de Fora (CCJF) tematiza o 8º Prêmio do órgão, que reúne profissionais e agências do ramo publicitário e de comunicação da cidade. Uma das novidades para este ano é a transmissão ao vivo da cerimônia pela internet, através do Portal ACESSA.com, a partir das 21h desta quarta-feira, 19 de maio.

"A transmissão pela primeira vez na internet representa o reconhecimento da mídia on-line no mix de mídias. Colocando a mídia on-line puxando as outras, iremos dar o recado de que não se pode mais excluir essa via de divulgação", explica a diretora de Relações Públicas do CCJF, Denise Ayres.

Outra novidade da premiação é a inclusão de uma categoria específica para os universitários (confira no box abaixo as categorias da premiação). Os universitários das faculdades de Comunicação Social poderão inscrever spots de rádio abordando o tema "Bebida e direção. Uma combinação nada criativa". "O objetivo é estimular os novos talentos, além de ser um passaporte para o mercado de Juiz de Fora", define Denise. Três peças serão congratuladas com o troféu e o grande ganhador terá seu spot divulgado nas rádios da cidade. 

TroféuPara os publicitários já inseridos no mercado, a premiação tem outra finalidade: o reconhecimento criativo. "A estatueta representa o diferencial criativo do profissional e da empresa que o emprega. Ele recebe o reconhecimento do mercado local e de profissionais do eixo Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, que integram o corpo de jurados. Ele adquire o respeito do mercado e do cliente."

Inscrições

As inscrições para o prêmio ocorrem de 4 a 7 de maio. A Nega Maluca, estatueta de premiação, será entregue no dia 19 de maio, no Cultural Bar. O procedimento para o grande prêmio é restrito a profissionais que tenham veiculado suas peças no período de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2009 (confira o regulamento ao lado).

Votação e jurados

Serão avaliadas peças nos conceitos de mídia básica, subdivididos em VT, spot, jornal, internet e ações diferenciadas. Em relação aos núcleos de trabalho, os modos de concepção serão roteiro, direção de arte, produção rádio e TV, produção web e ações. A primeira rodada de votações será realizada pelos sócios do CCJF, que fazem a pré-seleção antes do júri técnico.

Depois, será feita uma exposição das peças no período de 13 a 16 de maio. Qualquer pessoa poderá escolher suas preferidas. "Vamos dar voz a quem é o destinatário das campanhas: o público final. Ele vai avaliar se é boa ou ruim, se vale ou se não vale", ressalta Denise. Finalmente, o júri de fora da cidade escolhe as vencedoras. Até o presente momento, três componentes confirmaram a presença: Rogério Martins, redator (RJ); Bernardo Machado, diretor de arte e supervisor de criação (RJ) e Victor Marx, planejador (SP).

Nova diretoria

Na ocasião da premiação, a nova diretoria do CCJF será empossada. Nos próximos dois anos, a diretoria, que será presidida por Dennis Orru, irá privilegiar a capacitação e a valorização do profissional da publicidade em Juiz de Fora. "Nossa preocupação será valorizar o criativo e a capacitação em qualquer área. É um novo momento e a entidade será representativa, com poder de negociação junto a alguns órgãos", define.

Os outros membros são Armando Ziller Neto, vice-presidente; Kemptom Kley Lopes Vianna, diretoria financeira; João Paulo Almeida Siqueira de Oliveira, diretoria executiva; Marcelo Abrão, diretor administrativo; Gisele de Andrade Cid, diretora de comunicação e Felipe Gazolla, diretor de eventos.

Categorias
A premiação irá contemplar peças isoladamente em nove categorias, divididas em:
TV Varejo - Peças que tenham nitidamente como foco a venda.
TV Institucional - Posicionamento de marca e demais linguagens.
Rádio - Spots e Jingles.
Jornal - Revistas e Periódicos.
Mídia Exterior - Cartazes, outdoors, busdoors, pipidoors, banners, paredes, painéis e similares.
Editoriais - Livros, revistas e catálogos
Gráfica - Folders, panfletos, flyers e outras peças impressas com cunho publicitário.
Web - Sites, banners, hotsites e ações.
Campanha - Três ou mais peças inscritas conjuntamente que estejam inseridas na mesma ideia ou tema.
*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF
Os textos são revisados por Madalena Fernandes