• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 13 de maio de 2010, atualizada às 18h20

    Viúva doa acervo do compositor De Moraes para Divisão de Memória da Funalfa

    Clecius Campos
    Repórter

    A emoção calou a viúva do cantor e compositor juizforano José Duduca De Moraes, Norberta Nobre De Moraes, durante seu discurso de doação do acervo particular do artista à Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). "É uma mistura de alegria e tristeza. Estou muito agradecida pela homenagem que está sendo feita", resumiu, em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira, 13 de maio, na Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM).

    Com a assinatura do termo de doação, a Funalfa fica responsável por zelar pelos bens entregues por Norberta: mais de 50 fotografias, diversas partituras, discos e recortes de jornais que o compositor colecionava. "Minha vida não é eterna. Melhor entregar o acervo a quem tem condição de cuidar dele." Entre as peças, três instrumentos musicais. "São os pertences pelos quais De Moraes tinha mais apreço."

    Os objetos estarão expostos na BMMM até o dia 31 de maio. Após a mostra, eles serão recolhidos para a Divisão de Memória da Funalfa, onde estarão disponíveis para consultas. "A intenção é preservar a história deste compositor e também mostrar o valor de sua obra em Minas Gerais e no Brasil", diz o chefe da Divisão de Memória, Nilo Campos. De Moraes compôs mais de 200 músicas, entre elas uma das adaptações do hino extraoficial do Estado, a canção Ó Minas Gerais, baseada na melodia da música italiana Viene Sul Mare. De Moraes fez história no rádio durante as décadas de 1940 e 1950.

    Foto da exposição Foto da exposição Foto da exposição

    O superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, acredita que a iniciativa de Norberta em doar o acervo é exemplar para a população de Juiz de Fora. "Esta ação soma forças com a política de resgate da memória do cidadão comum da cidade. Há hiatos nessa história não contada nos livros e queremos desfazê-los."

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.