Sexta-feira, 25 de junho de 2010, atualizada às 16h50

Comunidade nipônico-brasileira realiza encontro cultural

Carolina Gomes
Repórter

Neste domingo, 27 de junho, das 10h às 16h, ocorre o Encontro da Comunidade Nipônico-Brasileira de Juiz de Fora, no bairro Náutico. O evento é voltado para a valorização da cultura e para a confraternização entre japoneses e/ou descendentes que vivem na cidade.

Segundo um dos organizadores, Marcelo Borges Vieira, o encontro, que a princípio é aberto para a comunidade japonesa e descendentes, visa promover a cultura nipônica e preencher alguns cargos vagos na associação cultural criada para preservar e divulgar os costumes japoneses.

Aqueles que comparecerem devem levar um prato típico da culinária do Japão, que será compartilhado no almoço servido no local. Durante a tarde serão realizadas apresentações musicais e um mini undokai (gincana), com corrida de três pernas, corrida do ovo, dentre outras atividades.

"Nosso objetivo é o fortalecimento da associação para que futuramente possamos participar mais ativamente dos eventos culturais da cidade, expondo a cultura japonesa para todos", declara Marcelo.

De acordo com Marcelo, existem hoje, em Juiz de Fora, cerca de cem famílias descendentes de japoneses e 85 já fazem parte da associação. "A cultura desse povo, por mais que tenha sido miscigenada com a do Brasil, ainda possui traços muito fortes que tentamos preservar e divulgar através desses encontros."