Quarta-feira, 1 de setembro de 2010, atualizada às 19h

Exames para registro profissional de atores serão em novembro

Pablo Cordeiro
Repórter

Nos dias 19, 20 e 21 de novembro, a banca examinadora do Sindicato dos Artistas Técnicos em Espetáculos e Diversões de Minas Gerais (Sated/MG) estará em Juiz de Fora para realizar os exames para o registro profissional (DRT) da classe. As provas são para maiores de 16 anos e os candidatos devem comprovar cinco espetáculos efetuados, a partir de fotos, currículo, jornais ou folders. Uma taxa de R$ 130 é cobrada para os exames.

Segundo o ator, produtor e membro da comissão representativa do Sated na cidade, Mário Galvanni, o DRT é obrigatório para apresentações em todo o Brasil. A comissão do Sated já esteve em Juiz de Fora em 2007, quando 19 atores, de um total de 35 candidatos, conseguiram o registro. Galvanni explica que a intenção da comissão é montar uma comissão representativa do sindicato na cidade, já que a cultura é abundante na região. "Juiz de Fora é excelente em cultura, lírica e densa. É um polo cultural. Vamos tentar fazer o registro anualmente."

Além da taxa e requisitos, uma documentação composta por carteira de identidade, CPF, comprovante de segundo grau completo ou curso/oficina de teatro também são obrigatórios. Os exames serão realizados no Anfiteatro do Museu Ferroviário (avenida Brasil, 2001, Centro).

Provas

A prova escrita irá constar de questões (múltipla escolha e discursivas) sobre a história do teatro e abordará os seguintes textos: Hamlet (William Shakespeare), Esperando Godot (Samuel Beckett), Um Inimigo do Povo (Henrik Ibsen), Leonor de Mendonça (Gonçalves Dias), O beijo no Asfalto (Nelson Rodrigues) e Rei Édipo (Sófocles). A avaliação será realizada no dia 19. Na véspera, haverá uma palestra para preparar os candidatos. 

No dia 20, outra palestra será realizada para anteceder a prova prática, cuja execução será em 21 de novembro. Nessa avaliação, a comissão do Sated/MG, formada por três membros, irá avaliar a expressão corporal e a interpretação de um dos textos já mencionados.

Preparação já em setembro

Outro modo de preparação para as provas será um curso ministrado pelo professor Marcelo Carvalho a partir do dia 23 de setembro. Dias, horário e valor ainda não foram divulgados. As aulas são opcionais. Este curso é independente, não é oferecido pelo sindicato. As inscrições para o curso vão até o dia 22 e as aulas serão ministradas às quintas, de 19h às 22h, até o dia 18 de novembro. As inscrições podem ser feitas no CCBM (avenida Getúlio Vargas, 200, Centro).

Os textos são revisados por Thaísa Hosken