Sexta-feira, 10 de setembro de 2010, atualizada às 15h

Juizforanos faturam prêmio nacional durante congresso

Isabela Lobo
Colaboração

O documentário Galeria urbana, produzido pelos juizforanos Henrique Vale e David Gomes, levou o primeiro lugar no Expocom, prêmio realizado dentro do Congresso Nacional da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, em Caxias do Sul/RS. O trabalho, inscrito na categoria Jornalismo/modalidade Produção em Jornalismo, concorreu com outros quatro representantes de cada região do país.

A dupla levou para casa certificado e troféu. David, que está morando na Inglaterra desde o início do ano, acompanhou o processo de longe. Para Henrique, o prêmio é uma grande conquista, já que o trabalho foi o único representante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em todo o Expocom. Porém, Henrique ressalta a falta de incentivo da instituição. "O apoio foi praticamente nulo", afirma.

Para participar do congresso, o documentário passou por três etapas de seleção: local, onde o trabalho foi selecionado pela Faculdade de Comunicação da UFJF; regional, onde foi escolhido para representar a região Sudeste, por fim, a etapa nacional, em que concorreram os melhores de cada região do país.

O trabalho mostra o cenário da produção de graffiti no Brasil, apresentando diferentes visões sobre o assunto. Além disso, o documentário busca apresentar o uso do espaço público como meio artístico e a apropriação da estética urbana pela publicidade. Resultado do trabalho de conclusão de curso dos juizforanos, Galeria Urbana foi gravado em apenas uma semana na cidade de São Paulo, com recurso dos próprios estudantes.

Para Henrique, as produções audiovisuais têm se tornado uma espécie de hobby. "Fica um pouco complicado porque produzir com qualidade não é barato por maior que seja a sua criatividade. Então, produzir esses vídeos é uma coisa que me dedico em paralelo com minhas atividades", explica.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken