Quinta-feira, 23 de setembro de 2010, atualizada às 17h

42ª edição da Festa das Rosas de Barbacena será marcada por novidades

Isabela Lobo
Colaboração*

A tradicional Festa das Rosas de Barbacena, que já está na 42ª edição, promete movimentar comércio e turismo da cidade. O evento ocorre entre os dias 8 e 12 de outubro e deve receber cerca de 70 mil visitantes. "É um dos eventos mais importantes porque evidenciam o nome de Barbacena. Toda a cidade fica envolvida", comenta a superintendente de eventos da Cenatur, empresa municipal de turismo de Barbacena, Vânia Castro.

Barbacena é conhecida pela grande produção de rosas, que este ano recebe inovações e novidades dos produtores locais. Durante a festa será lançada uma rosa com pétalas coloridas, um dos principais destaques da edição. "É na festa que os grandes negócios são fechados. É o público de fora que compra. A exposição movimenta até R$ 2 milhões na cidade", afirma Vânia.

O evento, entretanto, não se restringe à exposição de flores. Haverá também mostra de artesanatos. O Sebrae está oferecendo um curso especial para as artesãs de Barbacena, com objetos em motivos de rosa. Além disso, ocorre paralelamente ao evento a 1º Mostra de Dança das Rosas, com a participação de 17 grupos de diferentes partes do país. Outras atrações são os shows. Participarão artistas de diferentes estilos, como Alexandre Pires, João Bosco e Vinícius e a banda Hori.

Rainha das Rosas

A Rainha das Rosas será conhecida no dia 1º de outubro, em um baile, em que as 14 participantes serão julgadas. As moças são convidadas por diferentes instituições da cidade, que patrocinam roupas e acessórios das candidatas. O juri avalia e define a vencedora. Além do voto do grupo de jurados, haverá contagem do voto dos internautas. A coroação da Rainha das Rosas será no domingo, 10 de outubro.

Confira a programação

 

  • 8/10 (sexta): 19h - Abertura oficial

                  
  • 9/10 (sábado): 14h - Abertura dos stands
                  
                                Show do cantor Alexandre Pires                     

  • 10/10 (domingo): 14h - Desfile dos tratores ornamentados

                                Coroação da Rainha das Rosas

                                Entrega de prêmios para os stands vencedores
                  
                                Show da dupla João Bosco e Vinícius
                  
  • 11/10 (segunda): Show da banda Hori
                            

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken