Quarta-feira, 9 de novembro de 2011, atualizada às 18h04

Festival de Literatura de São João Del-Rei presta homenagem a Ziraldo

Da Redação
Felit

O município de São João Del-Rei vai sediar, entre os dias 9 e 13 de novembro, a 5ª edição do Festival de Literatura de São João Del-Rei (Felit) que, este ano, traz como tema o escritor infantil Ziraldo, criador do personagem Menino Maluquinho.

Exposições, café literário, oficinais culturais e palestras fazem parte da programação do festival, que tem curadoria do jornalista, escritor e editor José Eduardo Gonçalves. Nomes de destaques vão passar pelo evento como Reinaldo Figueiredo, Luiz Ruffato, Ana Paula Maia, Fabrício Carpinejar, Mônica Aquino, Ângela Lago, Ronaldo Simões Coelho, Ana Martins Marques, Sônia Haddad, entre outros.

Para abrir o evento, nesta quarta-feira, 9 de novembro, às 19h, ocorre uma reunião do Núcleo de Interiorização de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, com a presença de 200 autoridades, entre prefeitos e gestores culturais das cidades que compões a região do Campos das Vertentes, no Teatro Municipal.

Já na quinta-feira, dia 10 de novembro, o escritor Ziraldo vai abrir o primeiro dia das discussões literárias do festival, com um encontro com o público são-joanense e visitante, às 19h, no Conservatório Municipal, em um bate-papo com José Eduardo Gonçalves, na sessão intitulada Palavra Aberta.

Na sexta-feira, dia 11, Ziraldo tem um encontro com os alunos do ensino fundamental da cidade, às 14h, no Cine Glória, seguido da exibição do filme Uma professora muito maluquinha. Logo após, estreia a primeira mesa redonda do evento, que abordará o tema O humor na imprensa – 1964 a 2011 – Só dói quando eu rio, que terá como debatedor, além de Ziraldo, Reinaldo Figueiredo. Já a segunda mesa do dia terá como tema de discussão a nova literatura mineira e brasileira, cujos debatedores serão o jornalista Luiz Ruffato, a escritora carioca Ana Paula Maia e o mineiro Francisco Moraes Mendes. E para encerrar o dia, a Sessão Maldita (apresentações literárias), na Tenda do Saci, a ser instalada na rua da Cachaça, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Carmo. A Sessão Maldita, aberta à participação popular, será conduzida pelas poetizas Ana Martins Marques, Ana Elisa Ribeiro e Mônica de Aquino, com participação especial de Fabrício Carpinejar, poeta e escritor gaúcho.

No sábado, dia 12 de novembro, serão realizadas três mesas redondas, sendo a primeira delas mediada por Sônia Haddad, que discutirá o tema Literatura Infantil: a formação do leitor, junto com os debatedores Ângela Lago e Ronaldo Simões Coelho.

A segunda mesa do dia será sobre Diálogos Poéticos, tema tratado por Afonso Romano de Sant'Anna e Marina Colassanti. No mesmo dia, as debatedoras Carolina Saavedra e Tatiana Salem Levy discutirão o tema Narrativas Contemporâneas, mesa que será mediada pela professora Maria Ângela Araújo Resende, da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

O quarto e último dia do Felit será marcado pelo lançamento do livro dos alunos da oficina de extensão do Felit e pela apresentação do espetáculo O Cristal Encantando, do movimento de marionete (teatro de bonecos) de São João Del-Rei.

Além das atividades descritas acima, outras atrações também fazem parte da 5ª edição do Felit, que contará, ainda, com um espaço criança, onde serão realizadas atividades durante todos os dias do festival. Este espaço está reservado para contação de histórias, e apresentações literárias como a hora do conto, pintando a cara com personagens do Ziraldo e criando bichos com bexigas, além dos famosos biscoitos falantes da psicóloga e arte-educadora Juliana Fiche.

As oficinas de encadernação artesanal – tipo medieval, da artista plástica Vera Queirós, e de Roteiro para quadrinhos do ilustrador Vítor Klier também fazem parte da programação do Felit, junto com exposições temáticas.

O evento

A 5º edição do Festival de Literatura de São João Del-Rei vem se consolidando como um meio de se discutir a produção literária brasileira, em todas as suas nuances, com a presença de renomados autores, críticos literários, professores de literatura e personalidades da vida cultural do país. Desde a sua primeira edição, o Felit levou à cidade mais de 80 autores nacionais.