Quinta-feira, 30 de setembro de 2010, atualizada às 12h

Digitalização do acervo da Biblioteca de Matias Barbosa termina em dezembro

Pablo Cordeiro
Repórter

Até dezembro, o sistema de informatização e digitalização do acervo da Biblioteca Municipal Dona Glorita, em Matias Barbosa, estará completamente finalizado. Atualmente, 70% dos livros já tiveram o cadastro realizado no projeto "Biblioteca Livre", que irá possibilitar o acesso virtual da população ao acervo de obras. O número total de livros é de aproximadamente 15 mil exemplares.

Para o auxiliar de biblioteca Renato Braz Albertino Souza, o principal benefício é facilitar o atendimento ao público, que poderá consultar os títulos, renovar os livros e reservar as obras pela internet. "Isso torna o serviço muito mais prático. Hoje, temos 3.500 pessoas cadastradas em fichas. A informatização vai tornar o acesso mais rápido para todos", explica.

Para Souza, esse projeto poderá, inclusive, incentivar novos leitores a visitarem a biblioteca. "Muita gente tem preguiça de ir à biblioteca. Temos o movimento baixo de idosos. Talvez isso incentive." Outro público que poderá se sentir incentivado são as crianças e os adolescentes, de 11 a 17 anos. "Eles vêm para estudar. Nossa intenção é captar mais esse público nos empréstimos", destaca.

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken