Segunda-feira, 1 de novembro de 2010, atualizada às 17h39

Cinema surrealista de David Lynch é tema de mostra gratuita de filmes

Da redação

A Mostra David Lynch começa nesta quarta-feira, 3 de novembro, e traz as obras do universo obscuro do diretor americano. As sessões têm entrada franca e ocorrem até o dia 8 de dezembro no Anfiteatro João Carriço (veja programação abaixo). 

Nascido e criado nos preceitos da religião presbiteriana, Lynch realizou o sonho de concluir os estudos em artes plásticas, o que viria a refletir diretamente na sua filmografia. Na ansiedade por dar movimento a suas pinturas, realizou a primeira incursão no mundo cinematográfico em 1966. Ao curta-metragem seguiram outros três, até Lynch ganhar fôlego para realizar seu primeiro longa, Eraserhead.

Em 1980, filmou O Homem Elefante, com o qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Ele receberia ainda duas outras indicações ao prêmio, em 1986 e 2001. Em 1990, foi o vencedor da Palma de Ouro, no Festival de Cannes, com o filme Coração Selvagem. Nos anos seguintes, Lynch seguiu colecionando sucessos de crítica, sempre abusando de tramas complexas e imagens fortes.

Programação


Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.