Elizabeth Soares Elizabeth Soares 11/05/2008

Como anda sua habilidade para tomar decis?es? Saiba que decidir ? a tarefa mais praticada por um alto executivo

Pessoas em reuni?o Para viver, tomamos muitas decis?es todos os dias. Algumas exigem muito pouco de n?s, e por isso, acontecem de forma autom?tica e nos passam quase que despercebidas. H? decis?es, entretanto, que recebem um foco maior de nossa parte porque implicam em maiores riscos e, conseq?entemente, trazem uma possibilidade de sermos notados e crescermos profissionalmente.

O mercado de trabalho anda vendo com bons olhos os profissionais que demonstram boa capacidade para tomada de decis?es. Esta compet?ncia tem pesado na hora das empresas decidirem o nome de quem ser? promovido a um cargo onde ser? exigida uma maior responsabilidade e, como resultado, vem o reconhecimento e, tamb?m, uma remunera??o mais atraente.

Com base nisto, considero ?til que um profissional procure mapear com certa freq??ncia o quanto tem demonstrado envolvimento nas tomadas de decis?o mais dif?ceis em seu setor de trabalho. Quem de fato quer conquistar uma expans?o na carreira profissional, n?o pode ficar esperando ser convidado para ocupar um cargo de chefia para, somente ent?o, come?ar a desenvolver a habilidade de decidir frente a problemas complicados.

Profissionais que t?m pensamento do tipo "N?o tenho nada a ver com isto" ou "Deixa que eles resolvam" perdem a oportunidade de demonstrar desenvoltura e capacidade de se responsabilizar por solu?es que beneficiariam todo um grupo de trabalho. Quando um profissional se isola e "tira seu time de campo", perde a chance de mostrar a que veio e do que ? capaz.

Por outro lado, antes de sair se envolvendo em processos de tomada de decis?o, reflita sobre algumas dicas que podem contribuir para que suas decis?es sejam mais acertadas:

  • Tenha o objetivo claro: Tomar decis?es sem antes saber aonde se quer chegar parece uma coloca??o ?bvia, mas n?o ? o que se v? na pr?tica. Saiba exatamente qual ? o problema e o foco a ser resolvido.
  • Re?na alternativas: Antes de fazer escolhas, recolha o maior n?mero poss?vel de alternativas. ?s vezes, um profissional se precipita por temer ser visto como lento e pouco assertivo nas tomas de decis?o.
  • De olho no tempo certo: Do que valer? uma excelente decis?o tarde demais? Zero. Por isso, fique de olho no prazo que voc? tem enquanto colhe as informa?es. Busque equil?brio entre a an?lise e a decis?o em si.
  • Escute e envolva: Sempre que poss?vel, escutar e envolver as pessoas que est?o sofrendo o impacto de um problema poder? ser muito ?til a voc?. Estas pessoas, mais tarde, podem apoiar sua iniciativa e contribuir na implanta??o da solu??o.
  • Monte um plano B: Criar um plano alternativo ? fundamental. Esteja preparado para reverter o quadro quando voc? cometer erros. A capacidade de recupera??o exige agilidade para lidar com as emo?es e implementar o plano B.

Inspire-se em grandes l?deres e experimente atitudes mais arrojadas. Lembre- se de que para sobreviver em um mercado turbulento e inovador, um profissional pode se agarrar a uma posi??o mais limitada e de poucos riscos ou, ent?o, sai da chamada "zona de conforto" e se dedica a aproveitar as oportunidades que surgem para aprender a tomar decis?es. E, como sempre, para aprender ? preciso treinar. ? uma quest?o de atitude!


Elizabeth Soares
? psic?loga com foco em desenvolvimento de pessoas
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Carreira) voc? quer ler nesta se??o? A psic?loga Elizabeth Soares aguarda suas sugest?es no e-mail educacao_carreira@acessa.com