Segunda-feira, 24 de janeiro de 2011, atualizada às 16h45

Criação do Arquivo Histórico de Matias Barbosa mobiliza população do município

Aline Furtado
Repórter

Com a intenção de mobilizar a população de Matias Barbosa, a fim de reunir documentos, jornais e imagens que auxiliem na criação do Arquivo Histórico do município, foi lançada, na última sexta-feira, 21 de janeiro, a campanha A história construída pelos matienses.

"A cidade foi emancipada no ano de 1923. De lá até o ano de 2010, quando foi aprovada a Lei nº 1.056, que prevê a criação do Arquivo Histórico, nunca tivemos um espaço para arquivar a história de Matias Barbosa", explica o diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Ricardo Sartine.

Para Sartine, a criação do Arquivo Histórico vai possibilitar a democratização desta história, permitindo à população o acesso ao conhecimento. Segundo o diretor, antes mesmo de ser lançada a campanha, já foi possível reunir algumas fotografias. "Esperamos que a população abrace essa causa, afinal, contribuindo para a criação do acervo digital, o cidadão estará participando da reconstrução da história da cidade, além de ser uma oportunidade de ver Matias Barbosa com outros olhos."

O material pode ser encaminhado ao Departamento Municipal de Cultura e Turismo até o mês de abril e, de acordo com Sartine, a intenção é que, após o Carnaval, seja iniciado o processo de digitalização dos documentos, para, posteriormente, ser montada uma relação arquivística. Quem possui documentos pode fazer contato pelo telefone (32) 3273-3084.


Os textos são revisados por Thaísa Hosken