Quarta-feira, 5 de outubro de 2011, atualizada às 16h52

Juiz de Fora sedia a 1ª Feira de Troca de Livros neste domingo

  Da Redação
feira

Ocorre neste domingo, 9 de setembro, a 1ª Feira de Troca de Livros, das 8h às 14h. O evento vai contar com uma série de atividades culturais, que incluem música, contação de histórias, brincadeiras, espaço para leitura e exibição de curtas, marcando a abertura da Semana da Criança. Toda a programação tem entrada franca.

Instituída por meio da Lei 12.342/11, a Feira de Troca de Livros de Juiz de Fora tem como objetivo criar um espaço para a renovação e atualização do acervo das bibliotecas e dos cidadãos, propiciando a troca dos livros excedentes (títulos duplicados, nas bibliotecas, e exemplares já lidos, no caso da população em geral). Somente livros de literatura serão aceitos e é proibida a comercialização, valendo apenas o escambo. Os estandes de troca serão temáticos, distribuídos nas seguintes categorias: literatura geral, livros e livretos infantis, espíritas, auto-ajuda, edições antigas, folhetins e revistas.

O material das bancas é proveniente do acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM); da arrecadação feita pela Funalfa com a troca de ingressos em eventos como o Festival Nacional de Teatro, o Corredor Cultural e o Festival Nacional de Dança, além de obras editadas com financiamento da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Uma livraria particular da cidade também participa da programação.

A troca será realizada livremente entre os frequentadores da feira ou nos estandes: livro por livro ou dez livretos infantis por um livro. As condições para participar da 1ª Feira de Troca de Livros de Juiz de Fora são: exemplares em bom estado de conservação e que não sejam didáticos. Confira a programação.

Biblioteca Municipal Murilo Mendes
  • 8h às 14h – 1ª Feira de Troca de Livros de Juiz de Fora, com estandes montados no corredor da biblioteca.
Praça Antônio Carlos
  • 8h às 14h – Lazer com brinquedos, pintura de rosto e escultura com balões.
  • 8h – Apresentação do Trio de Cordas L'Arte Della Música no bar da praça, que vai funcionar como espaço para leitura de jornais e livros. Serão comercializados alimentos e bebidas.
  • 10h – Show infantil com o grupo Trupicada
  • Meio-dia - Show com o grupo Sambavesso
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)
  • 8h30, 9h30, 11h30 e 12h30 – Contação de histórias "Na Cozinha com Dona Benta e Monteiro Lobato", com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo e cenário especial. Durante a atividade, as crianças vão ouvir textos de Monteiro Lobato e serão orientadas a preparar massa para bolinhos de chuva, que serão fritos e distribuídos aos participantes.
  • 9h, 11h, 12h e 13h – "Chá da Alice" – Contação de histórias e distribuição de lanche, em ambiente especialmente decorado.
  • 11h30 – Exibição de 12 curtas infantis da Pixar, na videodeca. Duração aproximada: 55 minutos.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken