Sexta-feira, 20 de julho de 2012, atualizada às 12h20

Inscrições para o Prêmio Amigo do Patrimônio de Juiz de Fora começam nesta segunda

Da Redação
escola_normal

As inscrições para o Prêmio Amigo do Patrimônio começam nesta segunda-feira, 23 de julho, e seguem até o dia 3 de agosto. O prêmio tem como objetivo estimular atitudes de divulgação, defesa e preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora. A cerimônia de premiação dos agraciados ocorre no dia 17 de agosto.

As inscrições, que funcionam como indicações, podem ser feitas, gratuitamente, por qualquer pessoa, na Divisão de Patrimônio Cultural da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), na avenida Rio Branco, 2.234, Parque Halfeld, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. No ato da inscrição, deverá ser preenchida uma ficha com o nome indicado, o endereço, a descrição da ação e a justificativa para o merecimento do prêmio, anexando à ficha, de preferência, fotos e documentação da atuação proposta para a premiação.

Podem concorrer as iniciativas reconhecidas e indicadas por comunidades, instituições e entidades civis, e as iniciativas que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre o patrimônio, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito por ele.

As indicações serão avaliadas por uma comissão formada por membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), pessoas de conhecimento na área e representantes do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ou do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Serão premiadas iniciativas diversas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para a conservação, a preservação, a defesa ou para a divulgação do patrimônio cultural de Juiz de Fora e iniciativas que visem difundir conceitos que auxiliem a compreensão, pela comunidade, do que é o patrimônio cultural.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Inscri?es para o Pr?mio Amigo do Patrim?nio de JF come?am na segunda