• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Exposição reúne trabalhos de fotografia e literatura produzidos por alunos do Imepp

    O projeto Arte em Movimento traz para o CCBM o resultado das oficinas realizadas durante o ano

    Nathália Carvalho
    Repórter
    2/10/2012
    Foto do projeto Arte em Movimento

    O projeto Arte em Movimento do Instituto Médico Psico Pedagógico (Imepp) traz ao público os trabalhos realizados durante o ano, em uma exposição que entra em cartaz no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) nesta quarta-feira, 3 de outubro, às 18h. A mostra, que compreende os trabalhos realizados durante as oficinas de fotografia (foto ao lado) e literatura, poderá ser visitada até o dia 14 do mesmo mês. O horário de visitação é de terça a sexta, das 9h às 21h e aos sábados e domingos, das 10 às 16h. A entrada é gratuita.

    De acordo com a monitora da oficina de fotografia e gestora em mobilização de pessoas e recursos do Imepp, Bianca Barra, o Arte em Movimento pretende complementar as atividades exercidas pela instituição e promover a cidadania e a inclusão social aos usuários. "A ideia é fazer com que os jovens tenham contato com a arte, a fotografia e a literatura, fazendo com que eles se sintam parte da cultura da cidade, sendo, além de observadores, produtores culturais", explica. Além disso, ela comenta que, por meio das oficinas, eles puderam ter acesso aos bens culturais da cidade, visitar museus, espaços de arte e cultura e exposições, sendo que tais atividades despertaram o cuidado e a valorização desses locais.

    Para a coordenadora do projeto e monitora da oficina de literatura, Luciana Lucchesi, muitos dos usuários nunca tinham visitado patrimônios da cidade e outros não conheciam os próprios artistas juiz-foranos. "Queríamos oferecer um espaço para que eles compartilhassem suas experiências pessoais, exercitassem as ideias de coletividade e potencial criativo, o hábito de literatura, e ainda caminhassem na construção do sentido sob o olhar voltado para as obras de arte", conta.

    Oficina de literatura do projeto Arte em Movimento Oficina de literatura do projeto Arte em Movimento

    A mostra

    O projeto Arte em Movimento compreende a oficina de Literatura e Arte (fotos acima), denominada Tertúlia, com crianças e adolescentes usuários do Programa de Atendimento Educacional e Terapêutico Especializado (Paete); e ainda a oficina de Fotografia (fotos abaixo), chamada Um olhar especial, que é trabalhada com jovens portadores de necessidades especiais do Programa de Atendimento Educacional Especializado (Paee). Segundo Bianca, o projeto, que teve início em março e segue até novembro, conta, atualmente, com a participação de cerca de 50 usuários do Imepp.

    Nas oficinas de fotografia, os alunos são crianças e adolescentes de até 14 anos. Serão 30 fotos expostas que demonstram o conhecimento adquirido ao longo do período. "Vamos mostrar parques e pontos turísticos da cidade a partir do olhar dos alunos", comenta Bianca. Já na oficina de literatura, o público possui idade de até 50 anos e atende, principalmente, a jovens da rede pública de ensino da cidade. "Serão cerca de quatro trabalhos apresentados de literatura, de releituras de obras, poesias e desenhos", explica Luciana, que ainda completa: "Queremos que eles vislumbrem o que foi produzido, para que tanto eles, quanto a família, possam usufruir e também se encantar com a própria criatividade."

    Oficina de Fotografia Projeto Arte em Movimento Oficina de Fotografia Projeto Arte em Movimento

    O Imepp

    O Imepp é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua há 39 anos em Juiz de Fora, realizando atendimento a crianças, adolescentes e jovens com deficiência mental e outros transtornos do desenvolvimento e suas famílias. Atualmente, a instituição conta com a participação de cerca de 270 famílias, nos programas de Paete, Paee e no Programa de Apoio e Orientação Sociofamiliar. Além deles, o Imepp desenvolve projetos complementares na área da educação, saúde e assistência social.

    O Imepp está localizado na rua Oswaldo Cruz 85, bairro Santa Helena. O telefone para contato é o (32) 3217-9917.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.