Juiz de Fora sedia a VI Caravana de Palhaços

Evento, que contará com a presença de artistas de vários estados do país, irá apresentar o lado visceral de um dos principais personagens circenses

Andréa Moreira
Repórter
12/12/2012
Caravana de Palhaços

Nariz vermelho, cara pintada e sorriso largo no rosto. Essa, muitas vezes, é a imagem que temos do palhaço, um dos principais personagens circenses. Mas a área desse artista ultrapassa o picadeiro e a lona. Muitos atuam em teatros e espetáculos abertos, sempre vestidos com trajes desproporcionais. Mas não é só a alegria, essa figura milenar; ele traz também um lado dramático e até melancólico.

E todas essas facetas estarão presentes na VI Caravana de Palhaços do Mezcla, como destaca o palhaço e organizador do evento, Marcos Marinho. "Os espetáculos são direcionados para todos os públicos, e não só para as crianças, como muitos chegam a pensar. Durante o evento, vamos apresentar o lado visceral do palhaço, desconhecido de grande parte das pessoas", conta.

A abertura do evento será neste sábado, 15 de dezembro, às 16h, com a Palhaceata, que consiste em um encontro de palhaços que irão desfilar pelas principais ruas da cidade. "Sairemos do Espaço Mezcla [rua Benjamim Constant, 720], seguindo pela avenida Rio Branco, até o Parque Halfeld, aonde faremos algumas apresentações. O encerramento acontecerá em frente ao Cine-theatro Central."

O domingo, 16, será marcado pelo espetáculo Cabaré, que terá a participação de palhaços de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Ipatinga. O encerramento do evento será com a oficina O jogo como técnica, entretanto, as vagas já estão esgotadas, como explica Marinho. "Como o evento será coordenado pelo ator e diretor do Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro, João Carlos Artigos, que também é palhaço e coordenador geral do Anjos do Picadeiro, considerado um dos mais importantes encontros de palhaços do mundo, foi só divulgarmos as inscrições que, em pouco mais de uma semana as vagas estavam completas", esclarece.

O evento

Em sua sétima edição, a Caravana de Palhaços do Mezcla surgiu no ano de 2007, durante um curso de palhaço na cidade do Rio de Janeiro. "Comecei a conversar com o carioca Ricardo Gadelha, que também é artista e palhaço. Então nasceu o evento, que a cada ano se consolida mais e mais," afirma.

A programação é contemplada pelo Prêmio ProCultura de Incentivo ao Circo, Dança e Teatro, do Ministério da Cultura, através da Funarte. A edição de 2012 contará com a presença do palhaço Jamelão, Caravana Mezcla, Lili Castro, Ana Sauwen, Ricardo Gadelha, Cicero Silva, Rodolfo Goulart e Grupo Farroupilha.

Caravana de Palhaços Caravana de Palhaços

Programação

  • 15/12 (sábado) - Palhaceata

Local: saída do Espaço Mezcla

Horário: 16h

  • 16/12 (domingo) - Cabaré

Local: Espaço Mezcla (rua Benjamin Constant, 720, Centro)

Horário: 19h

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (crianças até 12 anos, estudantes e maiores de 65 anos)

  • 17 e 18/12 (segunda e terça) - Oficina O jogo como técnica

Vagas esgotadas

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Juiz de Fora sedia a VI Caravana de Palha?os