Sexta-feira, 11 de outubro de 2013, atualizada às 09h32

Parceria entre Ceresp e empresas cria novos postos de trabalho para detentos em Juiz de Fora

Ceresp

O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) de Juiz de Fora oferecerá novas oportunidades de trabalho a 17 presos. Dois galpões de 60 metros quadrados cada serão destinados ao empacotamento de embalagens plásticas e meias pelos detentos. A inauguração dos espaços ocorreu na última quinta-feira, 10 de outubro.

A viabilização dos espaços ocorreu em parceria com duas empresas da cidade. Em um dos galpões, na área externa do sistema prisional, oito presos ficarão responsáveis por empacotar e separar os produtos que são fabricados pela empresa Hiperroll Embalagens Plásticas. Com um investimento aproximado de R$ 10 mil e a instalação de duas máquinas, os detentos poderão trabalhar de segunda a sexta-feira, no horário de 8 às 17h.

No outro galpão, que fica dentro do Ceresp, nove detentos terão como atividade a finalização da confecção de meias produzidas pela Malharia Meias Luxor. Neste local, os presos irão passar, dobrar, empacotar e etiquetar as peças que, a partir daí, estarão prontas para entrega e comercialização. Para colocar o galpão em funcionamento a empresa também investiu cerca de R$ 10 mil.

De acordo com a direção geral do Ceresp, a construção dos galpões de trabalho durou 15 dias e foi realizada com a mão de obra dos detentos. A partir de agora, os presos receberão uma capacitação durante 30 dias para manusear os novos equipamentos e, no final, receberão um certificado de profissionalização.

Procissão

Neste sábado, 12 de outubro, 40 presos irão participar de uma procissão que sairá às 6h30 da porta do Ceresp em direção à Igreja Matriz do bairro Linhares, onde está localizada a unidade prisional. A iniciativa faz parte do projeto O preso na Missa, desenvolvido pela direção da unidade e que todo mês leva cerca de 30 detentos à missa em uma igreja católica que fica próxima à unidade. Após a celebração, uma confraternização é oferecida pela igreja aos detentos, seus familiares e servidores da unidade.

Durante a procissão, os presos serão acompanhados por agentes penitenciários. Segundo a direção do Ceresp, a participação dos custodiados no evento foi autorizada pela Vara de Execução de Juiz de Fora.

Com informações da Agência Minas

ACESSA.com - Parceria entre Ceresp e empresas cria novos postos de trabalho