Sábado, 21 de setembro de 2013, atualizada às 10h

Juiz de Fora sedia o Festival Internacional de Coros

coral

Juiz de Fora vai sediar a 19ª edição do Festival Internacional de Coros, o Festcoros 2013 (veja a programação).O evento este ano irá trazer o coral internacional do Coro Polifónico Espíritu Santo, do Paraguai, que abre o festival, nesta segunda-feira, 23 de setembro, às 16h, com apresentação na Agência dos Correios, na rua Marechal Deodoro 470.

O evento é promovido pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora. As apresentações são realizadas anualmente no mês de setembro na cidade de Juiz de Fora. Grupos da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, além de Minas Gerais, também irão se apresentar.

Em dezoito edições, no período de 1994 a 2012, participaram do evento corais internacionais da Itália, Portugal, Japão, Estados Unidos, Eslováquia, Lituânia, Egito, Chipre, Costa Rica, Equador, Peru, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Argentina e nacionais do Distrito Federal e dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e Tocantins.

O Festival Internacional de Coros terá cinco dias de apresentações e conta com a abertura e o encerramento no Cine Theatro Central. E como já é tradição no evento, os concertos, todos com entrada franca, se espalham por toda Juiz de Fora e região, envolvendo escolas, universidades, igrejas, associações de moradores, fábricas, centros culturais, shopping centers, ruas e praças, chegando este ano aos municípios de Rochedo de Minas, Guarani, Maripá e Argirita. O festival tem a direção artística do Maestro Domício Procópio.

Coro Polifónico Espíritu Santo

O Coro Polifónico Espíritu Santo foi criado em setembro de 1996 e vem participando de muitos eventos corais na capital e no interior do Paraguai. O coro já percorreu várias cidades do Brasil, se apresentando em locais como a Catedral de Curitiba, o Teatro Municipal de Piracicaba/SP, e da Argentina, tendo cantado na Basílica de Lujan, na Catedral de La Plata e na Catedral de Buenos Aires.

Em maio de 2008 participou do Concurso de Interpretação Coral de Música Folclórica e Popular Sul-americana, organizado pela Associação Argentina de Musica Coral America Cantat, para o qual apenas 12 corais de toda a América Latina foram selecionados.

Representou o Paraguai em inúmeros eventos internacionais, dividindo o palco com corais de todo o mundo. Foi o único coro paraguaio convidado a cantar na Catedral da cidade de Buenos Aires, na Argentina. Também em 2008, foi nomeado Coro da Diocese de Ciudad del Este.

Seu repertório inclui obras corais sacras e populares de todos os estilos e períodos (especialmente contemporâneo), para 4 a 8 vozes mistas. Interpreta também obras inéditas compostas e arranjadas por seu regente. O coral é regido pelo maestro César Arzamendia.

festcoros festcoros

Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Juiz de Fora sedia o Festival Internacional de Coros