Segunda-feira, 19 de maio de 2014, atualizada às 17h20

Sesc Literatura traz a cronista Martha Medeiros a Juiz de Fora

Nova edição do Sesc Literatura oferece palestra de Martha Medeiros

O Sesc Literatura traz a Juiz de Fora a autora Martha Medeiros em palestra nesta quarta-feira, 21 de maio, às 20h, no Teatro Pró Música. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes do evento.

Nascida em Porto Alegre, em 20 de agosto de 1961, Martha Medeiros fez carreira na área de publicidade e trabalhou na profissão em diversas agências, nos setores de criação e redação. Publicou seu primeiro livro em 1985, Strip Tease. Depois vieram Meia Noite e um Quarto, Persona Non Grata, De Cara Lavada, Poesia Reunida, Geração Bivolt, Topless e Santiago do Chile. O seu mais recente livro Trem Bala já alcançou a 9° edição. Atualmente, Martha escreve crônicas para o jornal Zero Hora e possui uma coluna no Segundo Caderno de O Globo. Também colabora para a revista Época.

Além do bate-papo com a autora, também serão realizadas oficinas de leitura que mostrarão como se utiliza o ensino da língua e como se desenvolve o prazer em ler na sociedade contemporânea. Os temas trabalhados nas oficinas são sempre relacionados às obras dos escritores em questão. Os interessados devem se inscrever por e-mail até o dia 23 de maio.

Oficinas

24/05, das 9h às 12h:
Oficina: Diferentes tons do feminino em crônica
Ementa: A oficina propõe um encontro entre o feminino e a crônica, a partir da obra de Martha Medeiros. Será abordada a crônica, para além do jornalismo, como uma prática que nos coloca em contato com comportamentos cotidianos próprios do humano. Dentro desta amplitude temática, propõe-se um mergulho no feminino partindo da leitura de alguns textos da autora.
Oficineira: Raquel Lara Rezende

24/05, das 14 às 17h

Oficina: O cotidiano na palavra: a construção do imaginário nas crônicas de Martha Medeiros
Ementa: A proposta da oficina é instigar a curiosidade dos aprendizes sobre a crônica, a partir da leitura de textos selecionados de Martha Medeiros. As leituras serão construídas agregando as contribuições do público ao longo da oficina. Ao final, o aprendiz será capaz de identificar recursos estéticos utilizados pela autora, bem como sua relação com o cotidiano e com o imaginário construído em torno de nossa sociedade.
Oficineira: Carolina Barreto.

Com informações do SESC MG

ACESSA.com - Sesc Literatura traz a cronista Martha Medeiros a Juiz de Fora