Cidades de Minas oferecem diversas opções para os foli?es

Por

Cidades de Minas oferecem diversas op?es para os foli?es

Cidades de Minas oferecem diversas opções para os foliões curtirem o Carnaval

Desfiles de blocos, escolas de samba e bailes são algumas das atrações que fazem parte da programação da Festa do Momo

Andréa Moreira
Repórter
29/1/2013

Os juiz-foranos que pretendem curtir o Carnaval em outra cidade, sem deixar o Estado, têm disponível uma vasta programação. A menos de duas semanas do início da festa mais popular do país, algumas cidades da Zona da Mata, do Campo das Vertentes e da Região Central de Minas Gerais já começam a esquentar os tamborins.

A Festa de Momo irá chegar primeiro em São João del-Rei. Em 2013, a programação tem início no dia 2 de fevereiro. Durante 11 dias, os foliões podem se divertir nas dezenas de blocos que irão percorrer as ruas da cidade histórica. As pessoas ainda têm a opção de assistir aos desfiles das escolas de samba, entre os dias 9 e 11 de fevereiro.

Na vizinha São João Nepomuceno, localizada a 70 quilômetros de Juiz de Fora, a programação também começa no dia 2 de fevereiro, com o Baile do Havaí, no Clube Campestre Democrático, que irá celebrar cem anos em 2013. A cidade, que possui um dos carnavais mais tradicionais da região, terá, ainda, apresentação de blocos, Baile da Melhor Idade e a Batalha de Confetes. O encerramento ocorre na Quarta-feira de Cinzas, com o Bloco da Ressaca e a apuração das escolas de samba.

Localizado a 110 quilômetros de Juiz de Fora, o município de Ubá inicia a programação da Festa do Rei Momo na sexta-feira, 8. Ao todo, 16 blocos irão desfilar pelas principais ruas da cidade. A programação ainda terá quatro bailes carnavalescos, que serão realizados no estacionamento da Feira Livre. Confira neste link a programação completa dos blocos.

Em Pequeri, município a 60 quilômetros de Juiz de Fora, a programação terá shows e blocos carnavalescos que irão tocar desde marchinhas até sambas enredo. A abertura será no sábado, 9 de fevereiro, ao meio-dia, com som mecânico. Ao longo do dia haverá desfiles de blocos, trio elétrico e apresentação de DJ's. Nos demais dias, o Carnaval de Pequeri, além das atrações diárias, também terá apresentação de duas bandas.

A programação do Carnaval de Cataguases, cidade distante 125 quilômetros de Juiz de Fora, começa no dia 5 de fevereiro. Além do som mecânico, a Festa do Rei Momo terá desfile das escolas de samba Vila Minalda, União dos Bairros, Taquara Preta e Portela, além de sete blocos oficiais e outros formados pelos moradores. Em Muriaé, localizada a 165 quilômetros de Juiz de Fora, a programação inclui vários estilos musicais, como pagode, axé e samba. A festa também terá cinco blocos e o Baile da Terceira Idade.

O Carnaval de Ouro Preto foi considerado o quarto melhor do Brasil em 2012. Distante 230 quilômetros de Juiz de Fora, a cidade histórica deve receber mais de 40 mil foliões entre 7 e 12 de fevereiro. A festa, que este ano tem o tema Ouro Preto Carnaval Cultura traz na programação o tradicional Carnaval de rua, com marchinhas, confetes e fantasias. Os shows ocorrem em diversos pontos da cidade. Um dos pontos altos da programação são os desfiles de blocos tradicionais, como o Zé Pereira dos Lacaios - de origem portuguesa, um dos mais antigos em atividade no Brasil, o Vermelho i Branco, o Balanço da Cobra e a Bandalheira. Já os blocos estudantis também marcam presença na folia ouro-pretana, entre as opções, os turistas podem participar dos blocos do Caixão, Pirata e das Lages.

Os textos são revisados por Juliana França