Sexta-feira, 20 de novembro de 2020, atualizada às 10h20

Concert D'Apollon abre edição virtual do 31º Festival com joias do barroco francês

Da redação

Grupo dedicado ao repertório francês menos conhecido das plateias contemporâneas, o Concert d’Apollon faz, neste sábado, 21 de novembro, a abertura do 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga em sua primeira edição virtual, no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube. O programa Les petits joyaux des Mrs François Couperin et Marin Marais - Mélange des pièces pour le Clavecin, la Viole, l’Hautbois et le Violon – é dedicado a dois dos maiores compositores do barroco francês.

No palco – isto é, no ambiente intimista da casa do músico brasileiro João Rival em Haia (Holanda), onde o concerto especial foi gravado no início de novembro – reúnem-se Rival (diretor artístico e cravista), o também brasileiro Beto Caserio (oboé), o israelense Alon Portal (viola da gamba) e a holandesa Elise Dupont (violino). Em entrevista por e-mail à Pró-reitoria de Cultura dez dias antes da gravação, Rival explicou que a Holanda estava em ‘semilockdown’ e que provavelmente a situação vai piorar até o fim do ano com a chegada do inverno no hemisfério Norte. Segundo ele, o número de casos de Covid-19 já aumentou muito no país.

Apesar disso, Rival se entusiasma com o fato de abrir o Festival este ano: “Será uma honra e espero que seja o primeiro de muitos concertos, virtuais ou não.” Mesmo à distância, a participação é um reencontro do cravista com o evento, do qual chegou a participar ainda na adolescência, como aluno. Em sua opinião, a realização da edição em formato on-line é “uma iniciativa maravilhosa e extremamente importante”, por ser um incentivo à cultura e aos músicos no momento atual.

“Poder prover para a sociedade música de boa qualidade através de uma instituição de ensino federal, é, ao meu ver, crucial. Acredito que toda a sociedade está aprendendo a lidar com novas formas de comunicação. Ao mesmo tempo que temos que ficar em casa, estamos todos entrando em contato com mais pessoas, e o acesso à informação e à cultura está, de certa maneira mais próximo.”

Repertório inédito

O quarteto é apenas uma das formações possíveis do Concert D’Apollon, que pode chegar a reunir 30 músicos, dependendo do repertório a ser executado pelo grupo. Criado em 2015 pelo carioca João Rival, o Concert D’Apollon se propõe a interpretar a música francesa de maneira historicamente informada e ao mesmo tempo inovadora. “Utilizamos sempre edições feitas especialmente para cada programa. O objetivo do grupo é apresentar peças 'inéditas' para o nosso tempo, trazendo o frescor, a elegância, graciosidade e a imponência do barroco francês para o nosso cotidiano”, ressalta Rival.

Segundo o diretor artístico, François Couperin e Marin Marais escreveram música de alta qualidade e tiveram carreiras prolíficas que representam muito bem o gosto musical francês da época. “Couperin é mais conhecido pela sua grande obra para cravo, e Marais, por sua vez, revolucionou a música para gamba”, observa Rival.

O programa gravado para o 31º Festival apresenta "pequenas joias" escritas pelos dois compositores para a formação de câmara. “As peças podem ser tocadas por diferentes instrumentos. Apresentaremos então algumas transcrições e adaptações da música de Marais e Couperin para cravo, oboé, violino e viola da gamba, trazendo ao espectador um concerto onde se possa degustar a música dos dois compositores de uma forma especial.”

O 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga é uma realização da Pró-reitoria de Cultura e Centro Cultural Pró-Música/UFJF.

31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga – Edição virtual
Les petits joyaux des Mrs François Couperin et Marin Marais - Mélange des pièces pour le Clavecin, la Viole, l’Hautbois et le Violon – Le Concert D’Apollon - Concerto de abertura
Dia 21, às 20h, no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube
* Às 19h, palestra do professor de Música da UFJF Rodolfo Valverde faz a contextualização histórica dos programas dos concertos.

ACESSA.com - Concert D'Apollon abre edi??o virtual do 31? Festival com joias do barroco franc?s