Revista em ?udio O projeto desenvolvido no formato radiof?nico vai beneficiar pessoas com defici?ncia visual, al?m de democratizar o conhecimento


Daniele Gruppi
Rep?rter
28/04/2008

De um bate-papo informal duas professoras de ensino superior, T?mara Lis (foto abaixo, ? esquerda) e Daniela Borges (foto abaixo, ? direita), decidiram criar um projeto para democratizar o conhecimento. Nasceu, ent?o, a id?ia de lan?ar uma revista cient?fica em ?udio. O projeto foi realizado com base na Revista Esta??o Cient?fica dispon?vel na internet, cujo conte?do conta com artigos em diversas ?reas, como Direito, Odontologia, Jornalismo, Economia, Administra??o, dentre outras.

A professora e jornalista, T?mara Lis, explica que a revista eletr?nica foi adaptada para o formato radiof?nico, para garantir que pessoas com defici?ncia visual tamb?m possam se beneficiar do material. "Quer?amos disponibilizar o conte?do para o maior n?mero de pessoas a um baixo custo".

A revista cient?fica eletr?nica est? na sexta edi??o, mas a quinta foi a escolhida para ser passada para o ?udio. Segundo T?mara, o projeto teve in?cio em agosto de 2007. "Os textos foram transformados em roteiros de r?dio e cada autor gravou o seu artigo para dar veracidade ao produto final e tamb?m para torn?-lo mais din?mico. Optamos por n?o colocar vinheta e nenhuma sonora para mantermos o car?ter cient?fico. S?o 14 faixas".

foto de T?mara Lis foto dos Cds foto de Daniela Borges

Ela conta que a institui??o onde trabalha recebeu a primeira aluna cega no semestre passado e foi quando come?ou o questionamento. "Ser? que a informa??o que estamos passando chega at? ?s pessoas, pois a jovem, por exemplo, n?o estava tendo acesso a todo conte?do oferecido em sala de aula". Ela diz que a inten??o, enquanto profissional de comunica??o e educadora, ? mostrar que ainda existem muitos profissionais que n?o est?o preparados para se comunicar com pessoas que sofrem com alguma defici?ncia.

Daniela Borges, parceira de T?mara no projeto, diz que a busca pelo ensino superior por pessoas com limita??o est? crescendo, e que a Revista Esta??o Cient?fica em ?udio atende a pessoas com defici?ncia visual, mas tamb?m quem possuem uma vida corrida e agitada.

T?mara Lis complementa declarando que as pessoas podem ouvir no diskman sem precisar parar o que est?o fazendo para se dedicar ? produ??o. "O objetivo do projeto ? tornar o trabalho cient?fico agrad?vel".

As duas organizadoras afirmam que o projeto pode ser considerado pioneiro no Brasil, j? que n?o sabem da exist?ncia de outra revista de car?ter cient?fico realizada em ?udio. O CD vai ser distribu?do nas bibliotecas da rede de faculdades da institui??o que apoiou o desenvolvimento do projeto e tamb?m em entidades que atendem pessoas com defici?ncia visual.