UFJF está entre as cem melhores universidades da Am?rica Latina

Por

UFJF está entre as cem melhores universidades da América LatinaA instituição ocupa o 95º lugar, com 33,1 pontos, na soma de sete quesitos avaliados. Este é o primeiro ranking que reúne apenas as universidades latino-americanas

Jorge Júnior
Repórter
4/10/2011

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está entre as cem melhores universidades da América Latina, de acordo com o ranking desenvolvido pela QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido, divulgado nesta terça-feira, 4 de setembro. A UFJF ocupa o 95° lugar, com 33,1 pontos, no somatório de sete quesitos avaliados. Entre as universidades de porte médio, a instituição está entre as 18. 

Na pesquisa, foram julgados a reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), opinião dos estudantes (10%), profissionais com doutorado (10%), artigos publicados (10%), citações por artigo (10%) e impacto na internet (10%). Entre a quantidade de profissionais com o grau de doutor, a instituição ficou em 21º no ranking. Segundo informações da UFJF, em 1997, somente 109 professores tinham doutorado. Em 2010, o número mais que quintuplicou, saltando para 598, o que é quase o dobro da soma de mestres, especialistas e graduados (309).

"Demonstra que a política de contratação de doutores é uma medida correta e eficaz. Ainda para este ano, vai ser aberto um edital para contratar cerca de mais de cem docentes com doutorados", afirma o reitor da UFJF, Henrique Duque. Na avaliação de publicação de artigos, a posição é 64ª. Em três anos, a quantidade de artigos publicados passou de 168, em 2006, para 835, em 2009.

Este é o primeiro ranking que reúne apenas as universidades latino-americanas, elaborado pela QS, uma organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Foram avaliadas 250 instituições, das quais 200 aparecem na lista.

De acordo com o reitor, a posição da instituição demonstra o avanço da UFJF. "É a certeza de que a UFJF, de alguns anos para cá, está avançando muito. Essa qualificação é devido ao aumento do número de profissionais nas áreas de servidores técnico-administrativos, docentes com doutorados, além dos acadêmicos bem qualificados", afirma. Duque diz, ainda, que a universidade vem se destacando na questão de infraestrutura, por meio de compras de equipamentos para laboratórios, pós graduação e pesquisa.

O reitor ainda ressaltou a importância do investimento nas bibliotecas. "Cerca de 11 milhões estão sendo injetados. Nenhuma outra universidade brasileira atingiu esse patamar. Com essa posição, teremos ainda mais estímulos, com a gratificação pelo reconhecimento do trabalho de todos, além de aumentar a responsabilidade de alcançar patamares mais elevados."

Em Minas Gerais

Das universidades mineiras, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a que teve a melhor colocação, ficando em 10º lugar, com 79,1 pontos. Confira a tabela com a pontuação das universidades mineiras.

Ranking das universidades mineiras
Posição Universidade Pontuação
10 Universidade Federal de Minas Gerais 79.1
59 Universidade Federal de Viçosa
45.5
83 Universidade Federal de Uberlândia 36.6
95 Universidade Federal de Juiz de Fora 33.1
101 Pontificia Universidade Católica do Minas Gerais  -
101 Universidade Federal de Lavras  -
101 Universidade Federal de Ouro Preto  -
101 Universidade Federal de São João del-Rei  -

Fonte: Quacquarelli Symonds

Os textos são revisados por Thaísa Hosken