Trabalho manual é forte aliado ao bem estar

Nome do Colunista Thalita Delgado 19/09/2018

O mês de setembro é marcado pelo movimento mundial de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo. Ele tenta quebrar o tabu que ainda existe sobre termos um espaço para falar sobre as doenças mentais, como a depressão.

De acordo com dados oficiais, são 32 pessoas que cometem suicídio por dia no Brasil, quase 1 morte a cada 45 minutos, sendo que 9 a cada 10 casos poderiam ter sido evitados.

Bom, mas muitos devem se perguntar, o que o artesanato tem haver com este tema? Pois bem, o trabalho manual beneficia tanto o corpo quanto a mente, e pode ajudar muitas pessoas a saírem ou superarem o momento difícil em que estão vivendo.

Quando estamos praticando algum tipo de atividade manual, nosso corpo tende a liberar hormônios que diminuem o nosso nível de estresse e aumentam os hormônios do bem estar e da autorrealização, como a seretonina e a dopamina.

O exercício de repetição com as mãos estimula a concentração, baixando a pressão sanguínea e, consequentemente, nos faz sentir mais relaxados e menos ansiosos. É por isso que, muitas vezes, vemos pessoas mais velhas praticando técnicas como o crochê e tricô, elas são uma fonte inesgotável de ajuda à saúde mental.

Não podemos esquecer também que quando estamos criando algo, estimulamos nosso senso estético, nossa percepção com as cores, pesquisamos referências, isso, sem contar que estreitamos relacionamentos ou conhecemos pessoas. O que torna esta atividade altamente estimulante.

Portanto, minha dica para todos aqueles que têm um tempinho sobrando ao longo do dia, ou que estão passando por um momento difícil de muito estresse e ansiedade é, se permita fazer algum tipo de trabalho manual. Ou, ajude alguém a ir por este caminho. Você pode estar contribuindo para que alguém cuide de sua mente e corpo.

Ah, se você precisa conversar ou acha que alguém precisa de ajuda, no site “como vai você?” é possível solicitar ajuda de alguns dos voluntários de várias maneiras.

ACESSA.com - Trabalho manual ? forte aliado ao bem estar