• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, atualizada às 11h44

    Mostra Olhares imersos expõe experiências de fotojornalista

    Olhares imersos

    Uma coleção de momentos raros é possível encontrar na mostra fotográfica Olhares imersos, de Humberto Nicoline, com abertura marcada para esta quinta, 11 de dezembro, às 20h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

    A exposição reúne 80 imagens, sendo 75 inéditas, em preto e branco e captação analógica, de pessoas, lugares, animais e crianças, em situações tenras, inusitadas, de espanto e beleza em diversos lugares do Brasil e do mundo.

    Tiradas, em muitos casos, no intervalo entre a cobertura de uma pauta e outra – Nicoline tem experiência de mais 30 anos como fotojornalista – as obras revelam a necessidade da competência técnica e artística para o registro do momento, necessidade essa que justifica o nome da exposição. A curadoria é de Nina Mello.

    Humberto Nicoline

    Humberto Nicoline é jornalista e repórter fotográfico, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre 1981 e 1989 trabalhou no jornal "Tribuna de Minas" em Juiz de Fora e em Belo Horizonte. Foi membro do conselho editorial da revista de artes "D'Lira" em 1983. De 1990 a 2003 trabalhou como repórter fotográfico e editor adjunto de fotografia no jornal "Hoje em Dia", em Belo Horizonte, além de ter exercido a função de editor de fotografia do jornal "Panorama", entre 2003 2007.

    Foi premiado em concursos de fotografia nacionais e internacionais, como o World Press Photo; o Nikon Photo Contest International; o Salon Internacional Centro Argentino Fotográfico; o Concurso Internacional de Fotografia de La RedMercocidades; o Concurso Nacional de Fotografia do Centro Cultural Sérgio Buarque de Hollanda; e o Concurso Nacional de Fotografia da Arfoc-MG e Belotur.

    Atuou em coberturas em todo território nacional e em países da América do Sul, da Europa e da África, com destaque para os torneios de futebol Copa Mercosul e Copa Libertadores da América, três grandes prêmios de Fórmula 1 e o Grande Prêmio Rio 400 de Fórmula Indy, além da nomeação de cardeais na Cidade do Vaticano. Em 2009, lançou o livro documental de fotografias "JF Anos 80" com 302 páginas e 280 imagens. Atualmente, trabalha como fotógrafo freelancer.

    O Mamm está localizado na rua Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade. A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h.

    Com Secom UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.