Campanha de Popularização Teatro e Dança de JF terá 39 espetáculos

Cortejo de abertura será na sexta-feira, 9 de janeiro, no Parque Halfeld. Ingressos já estão à venda

Jorge Júnior
Editor
5/01/2015
campanha

Trinta e nove espetáculos serão apresentados na 14ª edição da Campanha de Popularização Teatro e Dança, que começa na sexta-feira, 9 de janeiro de 2015 e segue até o dia 1º de fevereiro. "Serão 20 peças para adultos, nove Cenas Curtas, três peças infantis, duas contações de histórias, dois espetáculos de dança, duas palhaçarias e um espetáculo de música (confira a programação completa). Estamos mantendo alguns espetáculos, que vêm sendo apresentados desde a primeira edição, trazendo diversas linguagens teatrais, desde a palhaçaria até a contação de histórias", explica o presidente da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC/JF), Cristiano Fernandes.

De acordo com Fernandes, este ano, a campanha traz, pela primeira vez, as Cenas Curtas que participaram do Festival de Cenas Curtas de Juiz de Fora. Em cada dia, serão apresentadas de 3 a 4 cenas, de 15 minutos cada. "É uma ótima opção para quem perdeu as apresentações ou mesmo para revê-las."

Abertura

A abertura da campanha será com um cortejo pelo Calçadão da rua Halfeld em direção ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, com a presença de todos os artistas caracterizados com seus figurinos/propostas cênicas, acompanhados por uma fanfarra. "Vamos anunciar à cidade que a Campanha está começando. Durante o trajeto, acontecerá uma performance de dança contemporânea dos bailarinos Paulo Silva e Sylvia Renhe, da Companhia de dança Inércia Zero", adianta. O evento está marcado para as 18h e termina com a entrega de kits de produtos da campanha e com o show do Lúdica Música.

Nesses 25 dias de campanha, o público vai poder participar de oficinas (conferem certificado/R$15 por pessoa), bate-papos semanais com os grupos e fórum de artes cênicas. Outra novidade deste ano é a exposição Curvas, de Yure Mendes, que apresenta esculturas de ferro oxidado com elaboração abstrata inspiradas na natureza e na expressão corporal, criando, assim, volumetria e proporções. A mostra fica em cartaz até o dia 1º.

Programação das oficinas

1) "MAPET: sequência de treinamento ligado à construção da personagem e à montagem da cena espetacular"
O Movère: ecopoéticas cênicas e performáticas tem por meta desenvolver um processo ecopoético de treinamento para o ator-dançarino e de construção da cena espetacular. Tem como princípio estruturar uma sequência de treinamento ligado à construção da personagem.
Ministrantes: Giselle Mara, Raruza Kiara e Camila Ribeiro, alunas-pesquisadoras do projeto Movère, orientadas pelo professor Dr. Adilson Siqueira - UFSJ.
Público-alvo: oficina para atores, diretores e artistas de teatro em geral, sobretudo atores-dançarinos com experiência em dança e/ou teatro com alguma formação.
Data/horário/local: 17 e 18 jan - 08h30 às 13h – CCBM
Carga horária: 09h

2) "A/R - Estudos da Distância"
A oficina propõe uma pequena imersão nas pesquisas realizadas para criação de A/R, trabalho coreográfico de Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolli. Como foco da pesquisa, estão a ativação de camadas sutis de comunicação, através do movimento, e os estudos da distância para a criação de possíveis danças a dois.
Ministrantes: Raíssa Ralola e Rodrigo Andreolli.
Público-alvo: Aberta a todos os públicos. Acima de 16 anos.
Data/horário/local: 23, 24 e 25 jan – 6ª feira: 19h às 22h; sábado e domingo: 14h às 18h – CCBM
Carga horária: 09h

3) "A máscara como instrumento de preparação do ator"
Através da utilização de máscaras, trabalha com vários exercícios com objetivo de aprofundar no ator o conhecimento de suas habilidades, suas expectativas e suas dificuldades na experiência teatral. Técnicas: máscaras neutras, commédia Del Arte, máscaras festivas, máscaras sociais, ritmo, respiração.
Público-alvo: maiores de 16 anos com experiência de atuação em pelo menos um espetáculo.
Ministrante: Marcos Marinho
Data/horário/local: 26, 27 e 28 de janeiro- 17h às 20h - CCBM
Carga horária: 09h

4) "Estados Físicos do Corpo" Processos de Criação e Improviso em Dança
Trabalhar com Artistas que utilizam Corpo como Instrumento Cênico. Pesquisa corporal sinestésica com intuito de provocar e estimular processos de experimentação e criação em Dança através de diferentes recursos didáticos e metodológicos que o viabilizem a consciência corporal, do movimento, do espaço, do ritmo e da ação cênica. Considerando como ponto de partida de procedimentos práticos que instrumentalizem e ampliem a criatividade artística de forma natural, reflexiva e intencional.
Público-alvo: Ter no mínimo 15 anos de idade e experiência prévia em Artes Cênicas (teatro, dança, expressão corporal, performance e outros)
Ministrante: Paulo César
Data/horário/local: 30 de janeiro – 18h às 21h; 31 de janeiro e 01 de fevereiro – 10h às 13h
CCBM

Fórum de Artes Cênicas

Fórum permanente, ligado ao Conselho Municipal de Cultura de Juiz de Fora (Concult/JF), para discussão de questões ligadas à formação e ao ofício artístico. Reunião aberta a todos os artistas e demais interessados em Artes Cênicas.
Propositores: Cintia Brugiolo, vice-presidente do Concult e representante titular de Artes Cênicas, e Tiago Fontoura, representante suplente de Artes Cênicas.
Data/horário/local: 30 de janeiro, sexta-feira, 17h - CCBM

Ingressos

Os ingressos estão sendo vendidos no trailer do Parque Halfeld, até o dia 1º de fevereiro, diariamente, das 12h às 19h, exceto aos sábados, que abre às 10h.

ingressos

ACESSA.com - Campanha de Populariza??o Teatro e Dan?a ter? 39 espet?culos