Direitos Humanos em debate

Por

Direitos Humanos em debate UFJF faz parceria com a ONU para debater quest?es de direitos
humanos das na?es com tradi?es n?o-ocidentais

Marinella Souza
Colabora??o*
12/11/2007

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceira com a Universidade Federal do Esp?rito Santo(UFES) e a Organiza??o das Na?es Unidas (ONU), realiza entre os dias 26 e 28 de novembro um semin?rio para o debate dos Direitos Humanos.

Trata-se do Programa de Forma??o para Mediadores Sociais: direitos humanos dos povos ind?genas, que tem o objetivo de discutir as quest?es dos direitos humanos das minorias ?tnicas, em especial, dos povos ind?genas.

Segundo a coordenadora do evento, a professora Jurema Brites (no v?deo), a ONU tem um programa para tratar as poss?veis formas de acionar os direitos internacionais em casos de viola??o dos direitos humanos.

A professora explica a import?ncia de um programa como esse para a UFJF. "Coube a UFJF trazer a discuss?o sobre os Direitos Humanos para o ambiente acad?mico, trabalhando conceitos, procedimentos o trabalho da ONU e outros assuntos relacionados", diz ela.

O professor, Jo?o Dal Poz (foto abaixo), acredita que ? muito importante trazer esse tipo de discuss?o para a regi?o sudeste, j? que, normalmente, as a?es nesse sentido se d?o na Amaz?nia e no Marto Grosso. "? muito importante trazer isso para a regi?o sudeste porque chama a aten??o para as minorias da regi?o. O sudeste sempre fica apagado nesse tipo de discuss?o", conta.

Segundo Dal Poz, a regi?o conta com algumas tribos, tais como: maxacali, xakriaba, krenak e guarani, que merecem ser tratadas com dignidade e respeito ?s tradi?es. "A formula??o inicial do Estatuto do ?ndio pretendia que eles fossem integrados ? na??o brasileira, perdendo suas caracter?sticas originais, s? com a Constitui??o de 88 que isso mudou", ensina o professor.

Os organizadores garantem que ? fundamental que essas sociedades de tradi?es diversas da nossa, devem ter sua cultura preservada."A forma de conduzir pr?ticas como o infantic?dio, por exemplo, em povos que t?m uma outra vis?o tem que ser diferenciada", ensina Jurema.

Sobre o semin?rio
A professora conta que o semin?rio pretende buscar formas de conviver com essas popula?es de formula?es t?o diversas das nossas, atrav?s de um di?logo entre todas as partes envolvidas. "O evento tem como p?blico-alvo lideran?as e representantes de comunidades e associa?es, estudantes e professores universit?rios, mas est? aberto a quem quiser participar".

Muitos temas ser?o debatidos no evento, entre eles, a import?ncia da m?dia nesse processo de intercomunica??o cultural. Segundo Jurema, a m?dia trata as quest?es das minorias ?tnicas com olhos ocidentais e isso n?o ? correto. "? preciso considerar a vis?o deles", diz ela.

Dal Poz quer fazer com que as diversas popula?es convivam de forma harmoniosa no mundo. "O que n?s queremos ? melhorar as condi?es de vida dessas popula?es, ensinar-lhes como proceder para garantir seus direitos, sem que isso desestruture a sociedade como um todo. ? preciso que se encontre par?metros que considerem essas minorias", ressalta o professor.

O semin?rio ? um programa de forma??o para os professores, acad?micos, lideran?as e para os agentes da ONU, que poder?o tomar conhecimento da situa??o brasileira e, assim, tentar encontrar maneiras de reinterpretar essa rela??o, buscando um di?logo maior.

Segundo com Jo?o Dal Poz, o programa tem interesses de de pesquisa, pol?ticos e tamb?m de forma??o de futuros profissionais."O que pretendemos ? unir teoria e pr?tica, pois, sem isso, o estudante n?o tem uma forma??o profissional completa", garante.

Pesquisa em tribos ind?genas
Dal Poz ressalta que a Oficina de Forma??o em Direitos dos Povos Ind?genas e Minorias, que acontecer? no dia 27 de novembro, ir? reproduzir pesquisa realizada em tribos ind?genas. "David Martin vai reproduzir a n?vel local a discuss?o sobre as estruturas dispon?veis para acionar os direitos internacionais. Ele estabeleceu di?logo com pol?cia, promotores, professores e estado numa rela??o capilar que leva ao cuidado com as minorias", explica o professor, acrescentando que tal oficina ? obrigat?ria para que os participantes recebam o certificado.

O evento faz parte da miss?o da ONU no Brasil e o papel da UFJF ? multiplicar o n?mero de mediadores sociais. "O curso abre uma perspectiva ampliada para o estudante e ? muito importante na forma??o profissional do estudante de qualquer ?rea dentro das Ci?ncias Sociais, afirma Jurema Brites".

As inscri?es podem ser feitas a partir do dia 22 at? o dia 26 de novembro no per?odo de 09h ?s 12h e de 14h ?s 19h, no Departamento de Ci?ncias Sociais do Instituto de Ci?ncias Sociais, sala 11.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com