• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Terça-feira, 28 de abril de 2015, atualizada às 12h

    Filme Bicho de Sete Cabeças será exibido nesta quarta no MAMM

    filme

    Bicho de Sete Cabeças (2001) é um retrato da realidade cruel vivenciada pelos internos de hospitais psiquiátricos. Dirigido pela cineasta Laís Bodanzky o premiado filme narra a história de um jovem injustamente internado pelo pai em um manicômio depois de ter sido flagrado com droga. O longa será exibido e seguido de debate com o professor Dr. Jairo Gama no próximo Saúde e Cinema, que ocorre nesta quarta-feira, 29 de abril, às 18h30 no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM).

    O filme

    No longa-metragem, Neto (Rodrigo Santoro) é um jovem de classe média baixa que vive conflitos familiares por não se enquadrar no padrão de comportamento social aceito, irritando especialmente seu pai (Othon Bastos). Neto gosta de andar de skate, pichar muros, usar brincos e cabelos compridos, comportamentos que caracterizam uma fase rebelde. Fato que a figura paterna não aceita e oprime.

    A ausência de diálogo cresce e a repressão desmedida resulta no estremecimento da relação entre pai e filho, levando-os à constante troca de acusações e rompantes de agressividade. A contínua tensão e desconfiança faz com que Wilson, pai de Neto, decida internar o filho em um hospício depois de encontrar cigarros de maconha entre os pertences do rapaz. Esse momento caracteriza a entrada de Neto num abismo, contra a própria vontade.

    Dentro da instituição, o jovem também é ignorado pelo psiquiatra. O profissional que raramente aparece no lugar, tem como única preocupação, o dinheiro, mesmo que para isso ele tenha que internar pessoas indiscriminadamente.

    O enredo é baseado no livro "Canto dos Malditos", uma autobiografia de Austregésilo Carrano Bueno (1957–2008), ex-interno de uma instituição manicomial e, como muitos outros, vítima dos abusos, espancamentos e torturas comumente praticados nesses locais.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.