UFJF abre inscrições para o Pism com 1.411 vagas

Por

Terça-feira, 29 de setembro de 2015, atualizada às 17h35

UFJF abre inscrições para o Pism com 1.411 vagas

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta terça-feira, 29 de setembro o edital do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de 2016. São 1.161 vagas em 59 cursos no campus de Juiz de Fora e outras 250 em 10 opções de graduação em Governador Valadares. As inscrições devem ser feitas até 22 de outubro. Este ano, pela primeira vez, as provas serão aplicadas em apenas dois dias, 13 e 14 de dezembro, para os três módulos do programa.

Para se inscrever, é preciso acessar a página do Pism, preencher o formulário de inscrição e enviá-lo pela internet. Depois, o candidato deve imprimir o boleto bancário referente à taxa de inscrição, de R$ 110, e fazer o pagamento impreterivelmente até dia 23 de outubro, no Banco do Brasil. A escolha do curso deverá ser feita no ato da inscrição no Módulo III do Pism.

Para o resultado final da seleção, são consideradas as notas obtidas pelo candidato nos três módulos, mas com pesos diferentes: o Módulo I tem peso 2, o Módulo II tem peso 3 e o Módulo III, peso 5. O Pism contempla 30% das vagas da UFJF, sendo metade deste percentual reservado a alunos cotistas. As demais são distribuídas por meio do Sistema de Ingresso Seletivo Misto (Sisu).

Mudança

A redução no número de dias de prova (de três para dois) foi feita para aproximar o programa do modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado para ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). "Sabemos que escolas e candidatos ficam hoje muito divididos entre se preparar para o Pism ou para o Enem, e nossa intenção é diminuir a distância entre um modelo e outro", explica o coordenador geral de processos seletivos da UFJF, Edson Vieira da Fonseca Faria. "Além disso, dois dias de prova vão gerar um desgaste menor, o que deve ser considerado sobretudo no caso dos candidatos do Módulo I, mais jovens."

A alteração não implicará, porém, na aplicação de um menor número de questões aos candidatos. Até o ano passado, o primeiro dia era dedicado a questões de múltipla escolha e, a partir de agora, tais questões serão distribuídas nos dois dias de prova, de acordo com o conteúdo do exame discursivo.

Este ano, as provas serão aplicadas nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Conselheiro Lafaiete e Volta Redonda. O resultado final do Pism para candidatos do Módulo III será divulgado no dia 1º de fevereiro. As notas das provas dos módulos I e II saem no dia 17 de março.

Música e Arquitetura

A UFJF também disponibilizou nesta terça, 29 de setembro, o edital do vestibular para os cursos de Música e Arquitetura e Urbanismo, que incluem prova de habilidade específica. Neste caso, são 48 vagas para Música e 56 para Arquitetura. As inscrições devem ser feitas também até o dia 22 de outubro, na página do Vestibular. As provas de habilidade serão aplicadas nos dias 8 de novembro, para candidatos ao curso de Arquitetura, e nos dias 8, 9 e 10 de novembro, para os interessados em cursar Música. Se aprovados, os candidatos concorrem à vaga com as notas obtidas no Enem.

Consu revoga suspensão de calendário e retorno das aulas depende de greves

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou a revogação da suspensão do calendário acadêmico, nesta terça-feira, 29 de setembro, definida em 28 de julho.

No entanto, o novo calendário acadêmico e o retorno às aulas só serão definidos em reunião do Conselho de Graduação (Congrad), após o término das greves dos servidores técnico-administrativos (TAEs)e docentes.

Com informações da UFJF