Festa Alem? terá cinco dias de dança, música, comida e chope

Por

Festa Alem? ter? cinco dias de dan?a, m?sica, comida e chope
Quarta-feira, 4 de setembro de 2013, atualizada às 14h48

Festa Alemã terá cinco dias de dança, música, comida e chope

Laura Lewer
*Colaboração

Começa nesta quarta-feira, 4 de setembro, a 19ª edição da Deutsches Fest, a Festa Alemã do bairro Borboleta, em Juiz de Fora. Com um toque especial de comemoração pelos 20 anos da Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha, a festa segue até o domingo, 8, e tem uma programação de cinco dias de muita dança, música, comida e bebida, tudo isso com um toque bem alemão.

A associação, que promove a festa desde 1995, e é responsável por manter a cultura do país europeu em Juiz de Fora, será homenageada no cerimonial de abertura do evento, que contará com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do Cônsul Honorário da Alemanha e de outras autoridades locais.

Novidades

A programação deste ano traz novidades, como o Trio Musical Pedro Dahmer – O Alemão da Volksmusik, da região Sul do país, que tem experiências nas principais festas do Brasil e da Alemanha. O trio fará apresentações todos os dias. Outra estreia na festa é o Grupo de Danças Folclóricas Pomeranas Grünes Tal, do Espírito Santo, que se apresenta às 20h, do sábado, 7.

A tradição não será deixada de lado no evento, que recebe o Grupo Folclórico Blumenberg Volkstanz, de Petrópolis (RJ), também no sábado às 18h e a banda Típica Alemã Bauernband, que se apresenta no final de semana. Além da clássica competição de chope a metro, o festival também distribuirá cerveja de graça para todas as pessoas que estiverem caracterizadas com elementos típicos da Alemanha. 

Na parte da dança, os 120 integrantes do Grupo de Danças Folclóricas Germânicas Schmetterling apresentarão seus números, coreografias e trajes típicos para o público durante os cinco dias de festa. 

De acordo com o vice-presidente da Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha, Salcio Del Duca, as expectativas para a edição deste ano são "as melhores possíveis, porque conseguimos ampliar bastante a nossa programação do ponto de vista estrutural e cultural."

Mudanças no trânsito

Para melhorar o transporte, o festival oferecerá um estacionamento de 500 vagas para o público, que é estimado em 50 mil pessoas, conforme o vice-presidente. Alterações no trânsito também serão feitas para que o acesso se torne mais fácil. Nas madrugadas de sábado e domingo, por exemplo, as linhas 511 e 512 farão atendimento extra (confira). Além disso, a rua Tenente Paulo Maria Delage, entre as ruas Irmão Menrado e Simão Gabriel Sffeir, está totalmente interditada. A circulação de veículos também está impedida nas ruas Madre Adelina e Braz Bastos Junior.

Foi implantada mão única nos seguintes locais: rua Tenente Paulo Maria Delage, entre as ruas José Lourenço e Irmão Menrado; rua Irmão Menrado, entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e São Cosme; rua São Cosme, entre as ruas Doutor Euvaldo Lodi e José Lourenço.

O estacionamento está impedido nas seguintes vias: rua José Lourenço, entre as ruas Tenente Paulo Maria Delage e São Cosme; rua Irmão Menrado, entre as ruas Humberto Menini e Doutor Euvaldo Lodi; rua Antônio Stephan, do lado direito, no sentido rua Irmão Menrado e rua José Lourenço; rua Júlio Menini, dos dois lados da via; e na rua Guilherme Debussy, entre as ruas Doutor Euvaldo Lodi e Josefina Lawal Surerus.

Itinerários

Os itinerários das linhas de ônibus 511, 512, 514, 516 e 528 já estão alterados. Confira.

Linhas 511 e 512

  • Sentido Centro/bairro: rua Tenente Paulo Maria Delage, rua Irmão Menrado e rua Humberto Menini.
  • Sentido bairro/Centro: rua Humberto Menini, rua Irmão Menrado, rua São Cosme e rua José Lourenço

Linha 528

  • Sentido Centro/bairro: rua Tenente Paulo Maria Delage, rua Irmão Menrado, rua Humberto Menini, rua Simão Gabriel Sffeir e rua Tenente Paulo Maria Delage
  • Sentido bairro/Centro: rua Tenente Paulo Maria Delage, rua Simão Gabriel Sffeir, rua Humberto Menini, rua Irmão Menrado, rua São Cosme e rua José Lourenço

Linha 516

  • Sentido Centro/bairro: rua Tenente Paulo Maria Delage, rua Irmão Menrado e rua Guilherme Debussy
  • Sentido bairro/Centro: rua Guilherme Debussy, rua São Cosme e rua José Lourenço

Linha 514

  • Sentido Centro/bairro: rua Tenente Paulo Maria Delage, rua José Lourenço Kelmer e rua Augusto Thielman
  • Sentido bairro/Centro: rua Guilherme Debussy, rua Josefina Lawal Surerus, rua Euvaldo Lady, rua São Cosme e rua José Lourenço.

*Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF