Sábado, 18 de junho de 2016, atualizada às 10h49

Divulgada a programação do 14º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia

Da redação

A 14ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia já tem data marcada: entre os dias 27 e 31 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira. O evento é um dos mais tradicionais da música de raiz no país, combinado com autêntico sabor da cozinha mineira.

Na edição deste ano, oito restaurantes vão oferecer receitas tipicamente mineiras de entrada e prato principal. Os estabelecimentos participantes prepararam menus degustação originais e personalizados especialmente para o evento. Foram elaborados, no mínimo quatro pratos por restaurante, todos oferecendo entrada e pratos principais.

No primeiro dia de evento, 27, a dupla leopoldinense Hermes Viola e Luiz irá conduzir o cortejo antes de ela própria subir ao palco e fazer o show de abertura do Festival. Em seguida, quem se apresenta é o pernambucano Geraldo Azevedo, um dos grandes artistas brasileiros e que há mais de 50 anos mantém parcerias de sucesso com nomes como Alceu Valença e Elba Ramalho.

No dia seguinte, é a vez dos mineiros Juca Fusco, músico radicado em Cataguases, e o compositor rodeirense Zé Geraldo, autor de músicas como “Milho aos pombos” e “Cidadão”. O dia 29 terá a apresentação de dois Diorgem Junior, vencedor do 13º Festival (etapa nacional) com a música "Viola Esperançada", e o pernambucano Sérgio Andrade, que cantará pela primeira vez no Festival.

A programação de sábado será composta por Miltinho Edilberto, que com sua mistura de arrasta-pé e moda de viola ganhou fama internacional e é considerado pela crítica como um dos principais instrumentistas do gênero, e Renato Teixeira autor de clássicos como "Romaria" (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977) e "Amanheceu".

A programação será encerrada com a apresentação do percussionista Ary Dias (A Cor do Som), que apresenta a sua oficina de percussão. Em seguida, as crianças fazem a festa com a apresentação do grupo teatral infantil Girarte. A programação completa, com shows, cursos e oficinas está disponível no site do evento.

Programação

Dia 27
20h30-Cortejo dupla Hermes Viola e Luz e violeiros
21h-Hermes Viola
22h30-Geraldo Azevedo

Dia 28
20h-Cortejo Violeiros
20h30-Festival de Viola Etapa Regional
22h00-Juca Fusco e banda
23h-Zé Geraldo

Dia 29
19h30-Cortejo Violeiros
20h-Festival de Viola Etapa Nacional
21h30-Diorgem Junior
23h-Sergio Andrade

Dia 30
20h-Cortejo de violeiros
22h-Miltinho Edilberto
23h30-Renato Teixeira

Dia 31
12h-Apresentação oficina de percussão do Ary (Cor do Som)
4h-Teatro Infantil Girarte


Com informações de

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.