Alberto Pinto apresenta mais de 70 produções criadas em 15 anos

Por

Alberto Pinto apresenta mais de 70 produ?es criadas em 15 anos

Alberto Pinto apresenta mais de 70 produções criadas em 15 anos

Desenhos satirizam a política, o esporte, programas televisivos e o cotidiano das pessoas de Juiz de Fora e do Brasil

Andréa Moreira
Repórter
8/4/2013

Os fatos políticos, esportivos e o cotidiano de Juiz de Fora e de todo o país estão retratados em 74 trabalhos do cartunista Alberto Pinto. O artista conseguiu reunir, na exposição Ainda vamos RIR disso tudo!, alguns dos fatos mais marcantes que aconteceram entre os anos de 1998 e 2013. "O humor está presente em quase toda a totalidade dos meus trabalhos, afinal, a charge é para fazer rir. Entretanto, confesso que tive que divulgar alguns acontecimentos tristes, como os atentados de 11 de setembro, devido a importância histórica", afirma.

Cartunista desde 1981, Pinto já produziu mais de 4 mil trabalhos. Porém, foi a partir de 1998 que ele começou a divulgar sua arte nos veículos de comunicação, entre eles, o jornal impresso O Pasquim. "Esta é a minha primeira exposição. Foi difícil escolher entre tantos trabalhos, o que mais marcou nosso país, e claro, a cidade de Juiz de Fora, a qual eu adotei já faz 15 anos, mesmo período da produção destes trabalhos."

A exposição

Com um título sugestivo, a exposição Ainda vamos RIR disso Tudo! procura fazer com que as pessoas reflitam sobre as situações do dia a dia. "A própria caricatura do cartaz da mostra faz uma alusão ao ditado popular: O circo está pegando fogo!. Quando trato de assuntos polêmicos como política, esportes e até mesmo de programas televisivos quero que as pessoas pensem e se questionem sobre essas situações," revela Pinto.

A exposição será inaugurada nesta segunda-feira, 8 de abril, às 18h30, e fica em cartaz até o dia 28 de abril, na galeria Renato de Almeida, do Centro Cultural Pró-Música. O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. A entrada é franca.

O artista

Nascido no Rio de Janeiro, Alberto Pinto estudou Comunicação Social na Universidade Federal Fluminense (UFF). No ano de 1997 mudou-se para Juiz de Fora, e além de desenhar para jornais e agências locais, o desenhista trabalhou na Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e participou de Salões de Humor e dos festivais FestLer.

O cartunista tem diversos livros publicados como autor e ilustrador e atualmente é professor de desenho na Unitec Educacional, onde ensina as técnicas e os truques da caricatura, do cartum e do mangá, que são as histórias em quadrinhos do Japão. Em suas obras, o artista utiliza o nanquim sobre papel.