• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quarta-feira, 17 de agosto de 2016, atualizada às 9h45

    Expofeira Agropecuária de Juiz de Fora começa nesta quinta

    Da Redação

    A 64ª Expofeira Agropecuária começa nesta quinta-feira, 18 de agosto, no Parque de Exposições de Juiz de Fora. A cerimônia de abertura será às 20 horas, na tenda de eventos. De quinta a domingo, serão realizadas discussões técnicas sobre melhoramento genético do rebanho, provas de cavalo, exposição – de animais, equipamentos e insumos, além da comercialização de produtos da agroindústria familiar e de vários shows. Este ano, a Abrasel vai levar cervejarias artesanais para a Arena Gourmet (programação completa).

    Com base nas últimas edições, a expectativa é que mais de 80 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições, entre produtores rurais, criadores envolvidos no agronegócio, empresários parceiros e público em geral.

    O “Encontro Regional de Lideranças & Produtores” abre a programação técnica na sexta-feira, 19, a partir das 12h30. O tema central será “O Melhoramento do Rebanho Bovino”, com abordagem do panorama no município, no estado e no Brasil, apresentação de um caso de sucesso e um painel para avaliação das políticas públicas voltadas para o setor. Será criada uma comissão responsável pela redação final da “Carta de Juiz de Fora”, contendo propostas de apoio e reivindicações para o setor.

    No sábado, às 20 horas, será realizada a palestra “Apicultura na Agricultura Familiar”, das 10 às 12 horas. A partir das 13 horas, será realizado o julgamento dos animais do Progenética Municipal. Logo após,haverá demonstração de aspiração folicular e uma palestra sobre biomecânica da coluna do cavalo de sela.

    Exposição de gado

    O evento vai reunir gado de alta genética. Cem animais, entre novilhas e vacas jersey e girolando, são provenientes do Progenética, programa de melhoramento genético através da doação de sêmen, desenvolvido pela Prefeitura há seis anos. Outros cem fazem parte do Shoppping Rural das Fazendas Basa e Convidados, incluindo doadoras de pedigrees e suas crias, com objetivo de comercializar os embriões. As Fazendas Basa são conhecidas por exportar gado para Bolívia, Colômbia e Venezuela. Entre dez convidados para a exposição do gado girolando, holandês e gir leiteiro, estão as fazendas HD Patrimonial, de Coronel Pacheco; Fazenda Monte Alverme, de Guarani, e grupo Ouro Verde, de Guarani.

    Os animais do Progenética serão avaliados morfologicamente e receberão premiação na cerimônia de encerramento da Exposição, agendada para as 11 horas de domingo, 21. Também serão premiados os campeões do Circuito de Evento Rurais 2016, além das vacas e novilhas campeãs de cada torneio leiteiro, e dos animais com maior média de produção de todas as competições e do torneio leiteiro com maior média animal/dia.

    Contato com ares do campo

    Haverá atrações para toda a família. Além do Parque de Diversões, será possível ver de perto as versões em miniatura dos principais animais encontrados no meio rural. A história do homem do campo será contada através de seus utensílios de trabalho no Museu Rural, onde serão expostas peças de tração animal antigas, como arados, grades e plantadeiras; veículos de transporte, como carro de boi; além de cangalha e máquinas antigas de beneficiamento de alimento.

    Novos sabores

    Uma das novidades desta edição é a Arena Gourmet. Um galpão com bares, cervejarias e produtos da agroindústria familiar, queijos, bebidas lácteas e iogurtes. Além disso, o público vai poder conferir o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto. Será possível acompanhar passo a passo todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala.

    Cavalos

    A programação inclui a 3ª Exposição Regional do Núcleo Caminho Novo do Mangalarga Marchador,  realizada entre 19 e 21 de agosto. Na programação, provas de morfologia e marcha, provas de apartação três tambores, seis balizas e maneabilidade. Os vencedores serão classificados para o ranking da exposição nacional.

    Shows

    A programação inclui apresentações de bandas locais, noite gospel com Tiago Makie, André Valadão e Mariana Valadão na quinta-feira; Gigantes do Samba (Alexandre Pires, Belo e Luiz Carlos-Raça Negra) e Gustavo Lima, na sexta-feira; Cabaré (Leonardo e Eduardo Costa) e Wesley Safadão  no sábado; e MC Gui e José Filipe no domingo.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.