Thiago Miranda se apresenta no Central neste sábado


Último show da turnê “Música e Palavras” terá participações de MC Xuxú e Lúdica Música

Bruno Caniato
*Colaboração
18/08/2016

“Um mergulho musical totalmente eclético, costurado pela emoção”. Com estas palavras, o músico Thiago Miranda resume sua apresentação no Cine-Theatro Central, que ocorrerá neste sábado, 20 de agosto, às 20h30. Pela primeira vez no palco do Central como artista solo, Thiago encerra com este show a turnê de seu primeiro disco (“Música e Palavras”, 2014) e conta com participações de nomes ilustres da música juiz-forana.

Completando 12 anos de intensa atividade musical em Juiz de Fora e região, Thiago não hesita ao declarar o samba o principal fio condutor de sua carreira. “Quando comecei a tocar, até os dois primeiros anos, eu mal flertava com o samba”, relembra. “Tocava timidamente, pouca coisa. Talvez o que mais se aproximasse disso fosse a bossa nova. Até que recebi o convite para formar meu primeiro grupo de samba, e de lá para cá fui me envolvendo cada vez mais”. Dez anos e três grupos depois, o músico coordena hoje um projeto autoral, o Samba do Miranda, que se apresenta na cidade desde 2011. “Nesses 12 anos de música, o grande poder transformador, como diria Caetano Veloso, foi sem dúvida, o samba.”

Samba, funk e Carnaval

O estilo musical de Thiago, contudo, não se restringe ao samba. Além de “Música e Palavras” –  publicado em 2014 com recursos municipais da Lei Murilo Mendes (Funalfa) e pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira no ano seguinte –, o compositor lançou no início de 2016 o EP “Marchinhas do Miranda”, pequena coletânea de marchinhas de carnaval compostas para concursos municipais. Além das quatro faixas solo, o álbum conta com as “Dilmarchinhas”, um pout porri de quatro músicas com participação do ator juiz-forano Gustavo Mendes – famoso por interpretar a personagem Dilma Bolada.

“O Gustavo começou a carreira no Empório Artesanal, a gente conviveu e dividiu palco lá por anos”, conta Thiago. Segundo ele, o ator lhe encomendara quatro músicas de Carnaval que explorassem a temática da Dilma Bolada. A ideia de reunir um material com marchinhas já existia, e a parceria foi o estímulo necessário para publicar o EP. “Foi muito legal. Marchinha é uma coisa que eu gosto de fazer, e deu uma visibilidade boa para o meu trabalho”, comemora.

Explorando ainda mais a pluralidade de estilos, o show de sábado contará com a participação de uma figura célebre de Juiz de Fora: a funkeira trans MC Xuxú, que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário do funk nacional. A letra de “Pouca Intuição”, encomendada a Thiago por Xuxú, trata do preconceito e discriminação sofridos pela MC. “Ela foi ao meu show e curtiu muito, veio me parabenizar”, relata Thiago. “Ela me contou sua história de vida e eu fiquei profundamente tocado, motivado a me colocar na pele dela. A gente vai selar essa parceria agora, nesse show.”

“Samba pra elas”

Além do repertório usual, formado por “Música e Palavras” e interpretações de grandes compositores da MPB, o show também dará um gostinho do que está por vir: Thiago promete adiantar algumas faixas de “Samba pra elas”, segundo álbum de estúdio, que já está em processo de pré-produção. “A ideia é passar por várias canções que tratem da mulher, da existência da mulher e suas variantes, principalmente a mulher brasileira”, explica. “Ainda está no esboço, mas começando a tomar forma”. Além de “Pouca Intuição”, com participação de MC Xuxú, a música “Minha religião é você” é dedicada à irmã do artista, que atualmente luta contra o câncer.

A poucos dias da apresentação, a expectativa de Thiago é crescente. “É meu primeiro show solo no Central, que eu estou esperando há 12 anos”, brinca. “Tô sem dormir há alguns dias, numa ansiedade... é loucura”. E o compositor promete um show memorável. “É a emoção através de vários gêneros musicais e com muitas participações, inclusive do Samba do Miranda. Pode anotar aí: vai ser uma performance surpreendente”, afirma.

*Bruno Caniato é estudante do 10º período de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - Thiago Miranda se apresenta no Central neste s?bado