Inscrições abertas para oficina de bonecas africanas
Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, Juiz de Fora terá uma oficina de confecção de bonecas Abayomi, artesanato tradicional de origem africa. A ação é organizada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e terá lugar na Biblioteca Municipal Murilo Mendes no dia 23 de novembro, das 9h às 12h.
O curso será ministrado pela artesã e arte-educadora Cláudia Müller, do Matintah Pereira – Artesanato Sustentável, de São Paulo. A taxa de inscrição é de R$ 35, que cobre o material utilizado e o certificado do curso, e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (32) 3690-7049.
As bonecas Abayomi (“encontro precisoso”, em Iorubá) eram produzidas pelas mães africanas na tentativa de acalentar seus filhos durante as viagens nos navios que faziam o tráfico de escravos da África para o Brasil. As peças eram criadas com retalhos rasgados de saias e não tinham costuras, apenas tranças e nós. Outra característica das bonecas é que não possuem demarcação de olho, nariz e boca. As bonecas serviam como amuleto de proteção e tornaram-se símbolo de resistência na cultura Iorubá.
Com informações da PJF
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!