Estudantes se unem para criar organização Doutores do Riso

A partir de 2016, a ONG pretende fundar uma rede de voluntários para atendimento gratuito a pessoas de baixa renda em todo o Brasil

Angeliza Lopes
Repórter
28/11/2015
doutores

Em busca do sorriso escondido por trás de rostos que pedem mais a atenção do outro, principalmente nos hospitais, que o grupo Doutores do Riso surgiu há dois anos. A Organização Não Governamental (ONG), que ainda caminha para conquista do registro oficial, nasceu de um projeto de extensão acadêmica de estudantes do curso de Odontologia, do Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora. Limitada por questões burocráticas da instituição, o presidente do grupo Fellipe Dias da Silva reuniu amigos para ampliar a ideia que se transformaria na organização, em 19 de outubro de 2013.

Se antes os sorrisos eram restritos aos profissionais de Odontologia, hoje os 35 voluntários se espalham entre atuantes das áreas de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Jornalismo e até aqueles que doam apenas as técnicas da Solidariedade. O presidente explica que todos recebem treinamento para visitar os hospitais, passando por orientações de segurança, emocionais, além do acompanhamento de uma psicóloga, que prepara também os coraçõezinhos dos visitantes. Mas, por trás de todos os 'doutores', é possível distinguir um certo humor de palhaço, por isso todos levam a alegria também nas escolas, creches, asilo e ação sociais caracterizadas com nariz vermelho e muito colorido no rosto.

"Alguns que fizeram parte do projeto e precisaram se mudar devido trabalho ou transferência de faculdade, acabaram levando a proposta para outras cidades. Por isso, temos 'braços' da ONG em Cataguases, Teresópolis, Juazeiro do Norte, Belo Horizonte e Rio de Janeiro", completa.

Além das visitas, os Doutores do Riso ainda recebem pedidos de ações personalizadas para trabalhar de forma lúdica. Exemplo disso, conforme cita Dias, foi a atividade realizada no SESC do Rio, quando abordaram informações sobre nutrição para crianças com necessidades especiais. "Fomos orientados pelo voluntário profissional da área e treinamos para levar o assunto de forma divertida. Nos hospitais passamos de quarto em quarto com o intuito de tirar o sorriso das pessoas, tentando fazer que eles esqueçam, pelos menos, por alguns minutos, dos problemas que estão enfrentando".

Quero participar

Para interessados em fazer parte da equipe da alegria, a ONG abre edital para novos voluntários duas vezes ao ano, que é sempre divulgado pela página no Facebook. A última seleção aconteceu em outubro e haverá outra em dezembro, apenas apara os estudantes da UFJF, pois estava em greve.
Já as instituições que gostariam da presença dos Doutores, pode solicitar também pela página nas rede social ou pelo e-mail drsdoriso@outlook.com. Dias conta que o grupo não cobra pela presença, mas pede o transporte só nos casos da ação ser em outra cidade.

doutores doutores

Orçamento 2016

A organização está com link para receber doações através de site de financiamento coletivo, com o objetivo de criar orçamento participativo para o próximo ano. Mesmo com o apoio financeiro de todos os participantes, a ONG precisa de levantar um valor maior para arcar em 2016 com o registro oficial do grupo, que impede o recebimento de verbas do governo ou de empresas, além da implementação de uma rede de voluntários para atendimento gratuito a pessoas de baixa renda em todas as áreas profissionais.

"Estamos finalizando o site dos Doutores que terá um espaço para cadastro dos profissionais que tiverem interesse em doar um dia da semana para o atendimento gratuito em seu ambiente de trabalho. Vamos criar parâmetros para formalizar o processo, mas não será restritivo. O banco de cadastros estará aberto para todo o Brasil, em busca de criar uma rede, realmente. Eu, por exemplo, que sou dentista, e vejo que a faixa de risco são crianças de 0 a 12 anos que estão no processo de troca de dentes".

A intenção é começar o projeto já em janeiro de 2016, pelo menos, em Cataguases e Juiz de Fora.

ACESSA.com - Estudantes se unem para criar organiza??o Doutores do Riso