S?bado, 21 de mar?o de 2009, atualizada ?s 09h35

Academia Mineira de Letras inicia comemora?es do centen?rio em Juiz de Fora



Clecius Campos
Rep?rter

As comemora?es do centen?rio da Academia Mineira de Letras (AML) iniciaram-se na noite da ?ltima sexta-feira, 20 de mar?o, com cerim?nia solene na C?mara Municipal de Juiz de Fora. Segundo o presidente da AML, Murilo Badar?, a cidade foi escolhida para sediar o primeiro evento comemorativo dos 100 anos, por ser o ber?o da institui??o. "Al?m disso, Juiz de Fora ? a casa de grandes escritores como Murilo Mendes, Pedro Nava, Rubem Fonseca e Raquel Jardim, que enriqueceram as manifesta?es art?sticas liter?rias em Minas Gerais e em todo o Brasil", afirma.

Outra raz?o apontada por Badar? ? o fato de Juiz de Fora ser a ?nica cidade do interior do Estado a ter uma lei municipal de incentivo ? cultura. "A Lei Murilo Mendes mostra o compromisso da cidade com a produ??o cultural local. ? um ind?cio de que o munic?pio tem expandido sua dimens?o art?stica", diz.

Citando o poeta Murilo Mendes, Badar? enxerga a comemora??o como forma de vislumbrar o que est? por vir. "A mem?ria ? uma constru??o do futuro. O objetivo ? resgatar a hist?ria da academia, para que as pr?ximas gera?es tenham apre?o pelas letras." O ex-presidente Itamar Franco, o prefeito Cust?dio Mattos, o presidente da C?mara, Bruno Siqueira (PMDB), al?m de acad?micos da AML e outros vereadores participaram da cerim?nia.

Ao longo do ano, uma s?rie de eventos ser? dedicada aos 100 anos da AML. Em maio, membros da Academia voltam a Juiz de Fora para uma homenagem a Murilo Mendes. "Al?m disso, outros escritores e poetas da cidade ser?o homenageados na semana dedicada ?s Ilhas Culturais de Minas Gerais", afirma Badar?. As comemora?es encerram-se em no dia 21 de dezembro, na sede da AML, em Belo Horizonte.