Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017, atualizada às 12h45

Projeto Sesc Fomenta Cultura está com inscrições abertas até sexta-feira

Da redação
foto

Pelo segundo ano consecutivo o Sesc em Minas receberá inscrições de artistas dando continuidade a um processo interno de curadoria para a execução de projetos culturais no decorrer de 2017. Isso ocorre por meio do Sesc Fomenta Cultura, iniciativa criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação em diversas áreas artísticas. Esse chamado público da instituição não se trata de um edital, mas de um canal de acesso aos processos de curadoria do Sesc.

Inicialmente, o projeto contemplou profissionais voltados para as linguagens de música e artes visuais. Neste ano, a iniciativa cresceu e vai abranger outras modalidades como artes-cênicas, literatura e biblioteca. Os interessados poderão se inscrever pela internet. O prazo para envio de material vai até esta sexta-feira, 10 de fevereiro.

Os trabalhos e os artistas inscritos poderão ser selecionados pela curadoria do Sesc, e convidados a se apresentarem nos projetos relacionados às suas áreas de atuação. O Sesc promove, constantemente, diversas ações culturais e formativas em todo o território mineiro. Veja quais são os projetos nos quais é possível inscrever trabalhos:

Minas ao Luar: Em uma nova fase, a iniciativa valoriza a diversidade da música brasileira. Além de clássicos de todos os tempos, as leituras contemporâneas agora incrementam o repertório do projeto, que percorre todo o estado. Oferece acesso gratuito à cultura musical por meio de apresentações artísticas noturnas e ao ar livre. Também estimula a ocupação de espaços públicos e dialoga com a cultura regional.

Mostra de Artes Visuais: A atividade compreende a realização de mostras de artes contemporâneas e populares, compostas por exposições individuais e coletivas de artistas em construção de portfólio, com até um ano de exposição individual em instituição de arte e cultura. São gratuitas e de promoção das diversas modalidades da área (pintura, desenho, escultura, cerâmica, fotografia, objeto, vídeo, performance, instalação, intervenção ou híbridas).

Contação de Histórias: A prática de contação de histórias contribui para a transmissão da literatura oral e promoção de atividades relacionadas à leitura. A atividade é direcionada ao público infantil, adolescentes, adultos e é uma ação de valorização da literatura e incentivo à leitura.

OFF Cena - Cena Rua: Buscando identificar com mais nitidez as reais demandas e potencialidades das artes cênicas no estado, o Sesc em Minas, por meio do OFF Cena – Cena e Rua, leva às ruas das cidades do interior de Minas Gerais uma programação consistente e relevante que abrange teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance, com foco em produções artístico-culturais que busquem responder às inquietações dos indivíduos na contemporaneidade desviando dos interesses da indústria do lazer e da cultura de massas.

Oficinas para Bibliotecas: São propostas atividades que consistem em ações que visam habilitar os usuários na utilização de recursos informacionais, estimulando a autonomia, a formação de leitores críticos e a percepção ampliada do mundo.

Oficinas Literárias: A atividade consiste em oficinas de escrita para o desenvolvimento da redação de diferentes gêneros literários como contos, poemas e romances. As oficinas objetivam introduzir as especificidades da escrita literária e o trabalho de criação e construção do texto, por meio das técnicas comuns a esse gênero.

Sesc no Tom: É um projeto voltado ao fomento de artistas que não têm grande projeção midiática, de qualquer gênero musical, perpassando vários estilos da música popular brasileira e outros gêneros pertinentes ao desenvolvimento da música em si. O foco principal é contemplar músicos com trabalho autoral, podendo abranger artistas intérpretes; em ambos os casos, as propostas devem garantir um conceito de apresentação artística que possa ser assimilável, singular e distinguível pelos curadores que analisarão os materiais.

Projeto Parede: Mais uma iniciativa na área de artes visuais caracterizada por intervenções artísticas efêmeras e regulares em uma parede ou painel das unidades Sesc. A ação consiste na ocupação de um espaço expositivo aberto, localizado em uma zona de passagem com elevado número de transeuntes. Dessa forma, o Projeto Parede permite ampliar o acesso e a interação do público com o processo criativo do artista. As obras são bidimensionais e ficam expostas de 1 a 12 meses.


Com informações do SESC

ACESSA.com - Projeto Sesc Fomenta Cultura est? com inscri?es abertas at? sexta-feira