Segunda-feira, 8 de agosto de 2016, atualizada às 12h45

Festival Primeiro Plano prorroga inscrições até dia 26 de agosto

Da redação
foto

As inscrições para a 15ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foram prorrogadas até o dia 26 de agosto. Para participar, os diretores de curtas-metragens devem inscrever seus filmes pelo site do Festival, após se cadastrarem na página, criando login e senha. O evento está previsto para acontecer entre os dias 24 e 29 de outubro.

O realizador, produtor e/ou responsável deve enviar o link onde esteja disponível o filme, informando a senha para o e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br. Se preferir, pode enviar o curta por DVD, até o dia 26 de agosto, pelos Correios, avenida Itamar Franco, 728, sala 503, Centro. Os curtas de língua espanhola devem ser enviados com legendas em inglês ou português.

É possível se inscrever para a Mostra Competitiva Regional, que reúne os curtas-metragens realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata, ou para a Mostra Competitiva Mercocidades, que exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes dos países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2015, com duração máxima de 20 minutos.

Na Mostra Competitiva Regional, os participantes que são universitários ainda podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que premia o vencedor com R$ 7 mil para realizar uma nova produção. Para a Mostra Mercocidades, o festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.

Na edição de 2015, o evento recebeu cerca de 250 inscrições, exibiu longas e 50 curtas-metragens, além de promover debates e oficinas. O curta juiz-forano "Marlene – Historias de um forró", de Jéssica Ribeiro, levou os prêmios Incentivo Primeiro Plano e Voto do Público na Mostra Competitiva Regional. Na Mostra Competitiva Mercocidades, o curta vencedor de melhor filme foi "Verão 98", da diretora chilena Valentina Azúa.

Dúvidas sobre o processo de inscrições podem ser sanadas pelo e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br.

Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Festival Primeiro Plano prorroga inscri?es para at? dia 26 de agosto