• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Funalfa divulga regulamento para participação no Corredor Cultural

    Edital foi elaborado de forma que o próprio produtor cultural proponha o evento

    Lucas Soares
    Repórter
    3/04/2017

    A Funalfa divulgou na manhã desta segunda-feira, 3 de abril, o edital de cadastramento de produtores culturais interessados em participar da 8ª edição do Corredor Cultural, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio, em comemoração ao aniversário de 167 anos de Juiz de Fora, celebrado no dia 31.

    A coletiva de imprensa foi comandada pelo superintendente da Funalfa, Rômulo Veiga, que disse que a intenção da pasta é realizar 50 horas ininterruptas de atividades entre às 18h do dia 26 até às 20h do dia 28. "É um evento que já faz parte do calendário cultural e o cidadão já conhece. Historicamente, ele acompanha o aniversário da cidade. Vamos retomar o formato de virada cultural, como acontece no Rio (de Janeiro)  e em São Paulo", explica.

    Segundo Veiga, a Funalfa pretende realizar diversas alterações que mudem a percepção de como a população enxerga a cultura na cidade. "A gente discutiu na campanha eleitoral que a ocupação da cidade traz redução de vandalismo e aumento da segurança pública. (...) Vamos priorizar o uso de espaço urbano, que normalmente é usado para trânsito e trabalho, além de levar a cultura que normalmente é presa no eixo central para bairros que normalmente não recebem tantos eventos", afirma.

    Programação

    Outra novidade inserida pela Funalfa no edital diz respeito ao cadastramento de produtores. Diferentemente de outros anos, quando a própria pasta elaborava a grade, na edição deste ano será o produtor que vai demonstrar o interesse em participar, sendo aberto a toda população. "O modelo de cadastramento é adotado em São Paulo, Belo Horizonte e Rio... A pessoa entra, faz o cadastro, um resumo básico de dez linhas do evento, o que ela precisa de estrutura física, os dias que ela vai realizar o evento e o que ela precisa da Funalfa. Vamos avaliar critérios de descentralização cultural, exequibilidade e financeiro", comenta Rômulo.

    O superintendente afirmou que, para esta edição, a pasta planeja dar mais espaço aos produtores de outras áreas também. "Tradicionalmente temos uma maior procura para eventos de artes cênicas, música e audiovisual. Queremos atrair produtores que idealizem eventos de moda, cultura popular, games e gastronomia, já que acontecem poucos eventos na cidade ao longo do ano. Em outros locais, ocorrem de maneira mais significativa e queremos trazer isso pra cá", conclui. A expectativa é que sejam realizados entre 50 e 100 eventos na cidade.

    Os interessados em participar do cadastramento devem fazê-lo até o dia 24 de abril, pelo site http://www.pjf.mg.gov.br/corredorcultural. No endereço disponibilizado pela Prefeitura, também consta toda o regulamento. A Funalfa disponibilizou dois telefones e um e-mail para tirar dúvida dos interessados: (32) 3690-2307 / 3690-7057 e corredorculturaljf@gmail.com.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.