Carnaval de rua terá desfiles dos blocos e bandas tradicionais de JF

Por

Carnaval de rua terá desfile de blocos e bandas tradicionais de JFDomésticas de Luxo abre o Carnaval de rua no dia 26 de fevereiro. Expectativa para o desfile da Banda Daki é de até 80 mil pessoas

*Eliza Granadeiro
Colaboração
18/1/2011

A programação do Carnaval de rua de Juiz de Fora está fechada e uma das novidades deste ano é a abertura da folia feita pelo Bloco Domésticas de Luxo, no sábado, 26 de fevereiro, a partir das 13h. Os tradicionais blocos e bandas da cidade também estão com a programação definida.

O presidente da Associação Recreativa e Comunitária Domésticas de Luxo, Carlos Manoel Gomes de Carvalho, explica que o bloco vai abrir a folia juizforana e que o público pode esperar novidades no desfile. "Vamos desfilar do Calçadão até a Praça da Estação, onde faremos uma batalha de confetes. Estamos reservando algumas novidades que só serão conhecidas na hora do desfile." Carvalho afirma ainda que existem 65 vagas disponíveis, das 200 oferecidas, para quem quiser fazer parte do bloco. As reservas podem ser feitas nos ensaios do bloco, a partir das 14h, todos os sábados, no Centro da cidade.

Para o coordenador do Carnaval de rua da cidade e também fundador da Banda Daki, Zé Kodak, o principal objetivo da folia deste ano é fazer uma festa muito bonita e alegre. "O povo anda deprimido por causa de várias coisas ruins que estão acontecendo na sociedade. Então, vamos fazer uma festa de resgate da boa folia, onde o folião possa ficar à vontade para brincar e curtir a grande festa popular", afirma o coordenador.

Confira a programação

A semana do Carnaval de rua organizada por Zé Kodak começa no dia 28 de fevereiro, segunda-feira, com o desfile do Batalha de Confete, às 17h. Na terça-feira, 1º de março, a partir das 17h, as 150 mulheres do Bloco do Batom fazem a folia de um jeito tipicamente feminino. Na quarta-feira, 2 de março, o Bloco Pagodão faz a folia a partir das 17h. Zé Kodak explica que o Pagodão é composto somente por homens. "É uma brincadeira, uma espécie de resposta ao Domésticas de Luxo que é composto só por homens vestidos de mulheres."

Na quinta-feira, 3 de março, o Bloco Recordar é Viver, composto por idosos do Centro de Convivência do Idoso da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), desfila a partir das 17h. Às 22h, ocorre o tradicional baile da Banda Daki no Mariano Hall. Na sexta-feira, 4 de março, o Bloco do Pintinho faz o desfile com seus 99 integrantes, a partir das 17h. Às 18h, é a vez do Bloco do Beco comandar a folia. Segundo o coordenador, este é o único bloco que ainda tem vagas disponíveis.

No sábado, 5 de março, a Banda Daki começa a concentração no Parque Halfeld, a partir das 10h. "A Banda Daki é um dos pontos altos da folia e a expectativa para este ano é de que até 80 mil pessoas estejam no desfile", afirma Zé Kodak. Ele explica que o grande público é esperado porque o desfile da banda tem o atrativo de não exigir fantasias do folião. "Quem quiser participar do desfile pode brincar o Carnaval com qualquer roupa", afirma Zé Kodak.

O coordenador explica ainda que a folia tem a parceria da Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) que colabora com a parte de segurança e também com despesas da Banda Daki. "Como acontece há 39 anos, a concentração para os desfiles dos blocos ocorre no Parque Halfeld", explica o coordenador. Já a concentração para o desfile da Banda Daki acontece no Largo do Vianna Júnior. Ele lembra ainda que somente as marchinhas são permitidas durante a folia de rua e estilos de músicas como o funk e o axé estão proibidos.

*Eliza Granadeiro é estudante do 6° período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Thaísa Hosken