Terça-feira, 16 de maio de 2017, atualizada às 13h26

Semana Nacional de Museus tem programação especial em Juiz de Fora

Da redação

Juiz de Fora terá diversas atrações em comemoração à Semana Nacional e ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Durante todo mês, quem visitar o Museu Mariano Procópio vai pode conferir a intervenção temática na exposição Esplendor das Formas, atualmente em cartaz. Além da visitação espontânea, o Museu promove visitas guiadas para escolas e outros grupos, com agendamento pelo telefone 3690-2027.

No Museu Ferroviário, que fica na Avenida Brasil, 2001 - Centro, será exibida a produção audiovisual Apite, desenvolvida pelo projeto de extensão Memória Ferroviária, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O videodocumentário narra as descobertas dos produtores e jornalistas Miram Azevedo e Matheus Engenheiro por onde passaram durante a pesquisa, nas estradas de ferro da Zona da Mata mineira.

Dentro da programação, sessenta e cinco alunos das redes municipal e federal de ensino participam do primeiro dia da 15ª Semana de Museus, no Museu Ferroviário. As atividades seguem até o dia 19, em dois turnos: das 9 horas às 11h30 e das 14 horas às 16h30. As ações são destinadas a estudantes acima de 12 anos e/ou cursando o sexto ano e são realizadas em grupos de, no máximo, 40 integrantes.

Nesta quinta-feira, 18, das 14 às 18h, será realizado o minicurso (Re)Pensando os Museus Históricos na Contemporaneidade: O Acervo do Museu Mariano Procópio em Debate. A atividade será ministrada pelos historiadores do Departamento de Acervo Técnico da instituição, Priscila da Costa Pinheiro, Rosane Carmanini Ferraz e Sérgio Augusto Vicente. No minicurso, o acervo do Museu será apresentado de forma breve, enfatizando os setores bibliográfico e documental, abordando as narrativas que as peças possibilitam. A partir disso, serão levantadas discussões acerca do papel dos museus históricos no século 21, seus desafios e potencialidades.

No sábado, 20, às 16h, a Sylvio Gomes Orquestra fará apresentação gratuita no parque do Museu. O evento estreia o projeto Compositores Mineiros.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.