Quinta-feira, 24 de agosto de 2017, atualizada às 09h44

Praça CEU sedia lançamento de livro, slam poético, sarau e concurso de trovas

Da redação

Maratona literária movimentará o Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no sábado, 26 de agosto. Entre 14h e 20h, será realizado o evento Universos Divergentes - Um Encontro de Cultura, promovido pela Editar Editora, com apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). A praça fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899, bairro Benfica. A entrada é franca.

As atividades terão início com o lançamento da antologia “Universos Divergentes”, reunindo 108 autores, entre iniciativas individuais e grupos literários. O livro reúne escritores com pensamentos e estilos diversos, e a poesia como fio condutor. Mais de cem autores são esperados no evento, e haverá sessão de autógrafos. O livro será comercializado ao preço de R$ 30.

Também às 14h, terá início o 4º Slam Poético da Ágora, que consiste em batalha performática de versos, aberta a pessoas de todas as idades. O movimento é tendência em grandes centros urbanos, e em Juiz de Fora surgiu em fevereiro passado, sob a coordenação da Confraria dos Poetas. As batalhas literárias caíram no agrado popular, principalmente dos jovens, e vêm conquistando número cada vez maior de adeptos na cidade.

Conforme o presidente da Confraria Nacional de Poetas, Eric Meireles de Andrade, as pautas mais recorrentes nas batalhas estão ligadas ao universo político e social, como a situação atual do Brasil, a condição da mulher, o racismo e a exploração do trabalhador. Serão oferecidas 20 vagas, e os participantes poderão se inscrever gratuitamente no local.

Outra ação programada para a tarde cultural na Praça CEU é o Concurso de Trovas da União Brasileira de Trovadores/Seção de Juiz de Fora. A participação é aberta a todos os interessados, e as inscrições também poderão ser feitas no local. Encerrando a tarde cultural, o público terá o Sarau Chá com Poesia, das 18h30 às 20 horas, quando serão recitados poemas, intercalados com música.

As equipes da Revista Oblívio, do coletivo Ponto Para Quem Lê e integrantes da Liga dos Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora (Leia JF) também estarão presentes no evento.

ACESSA.com - Pra?a CEU sedia lan?amento de livro, slam po?tico, sarau e concurso de trovas