Segunda-feira, 16 de outubro de 2017, atualizada às 15h49

Documentário do juiz-forano Marcos Pimentel é premiado no Festival do Rio

Da redação

O documentário “A Parte do Mundo que me Pertence”, do juiz-forano Marcos Pimentel, venceu o prêmio principal da mostra “Première Brasil – Novos Rumos”, no concorrido Festival do Rio, realizado entre os dias 5 e 15, no Rio de Janeiro. Financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerenciada pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o filme ganhou também o Troféu “Redentor” e o Prêmio “Petrobras de Distribuição”, o que garantirá sua exibição em salas de cinema por todo o país.

“A Parte do Mundo que me Pertence” aborda sonhos e desejos de pessoas comuns, falando sobre o que move cada uma delas diariamente: reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, saúde, diversão, alguns quilos a menos, superação ou até mesmo uma simples pipa. Uma obra sobre esferas privadas mínimas, revelando que parte da grandeza do ser humano reside nas sutilezas de seus pequenos gestos.

Ao receber o troféu, Marcos Pimentel observou que o filme aborda situações simples e gira em torno de pessoas igualmente simples: “Apesar disso, o trabalho conseguiu dizer coisas para o júri e para o público, o que comprova o poder de transcendência das pequenas coisas”. Citando o atual momento político do Brasil, ele afirmou que o prêmio chega em momento especial, por ser capaz de mostrar que “soluções e desejos são coisas que existem dentro da gente e que ninguém rouba.”

O Festival do Rio é considerado um dos mais importantes do mundo e destino obrigatório para os principais destaques cinematográficos. O lançamento do documentário em Juiz de Fora está marcado para dia 28, às 18h, no Shopping Alameda, dentro da programação do Primeiro Plano | Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

Ficha técnica

Documentário / Cor / DCP 84` / Brasil – 2017
Direção e roteiro: Marcos Pimentel
Roteiro: Marcos Pimentel e Ivan Morales Jr.
Produtora: Tempero Filmes
Produção: Luana Melgaço
Fotografia: Matheus Rocha
Montagem: Ivan Morales Jr.


Com informações da Funalfa

ACESSA.com - Document?rio do juiz-forano Marcos Pimentel ? premiado no Festival do Rio